quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Cunha usa Waldir Maranhão e Manobra para Mudar Relator da Cassação


Em mais uma manobra para atrasar o processo de cassação de seu mandato no Conselho de Ética, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-­RJ), conseguiu nesta quarta-­feira (9) destituir o relator do processo no conselho, deputado Fausto Pinato (PRB­-SP), protelando mais uma vez a tramitação.
Cunha usou o vice-­presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP- MA) {foto}, para obter uma decisão da mesa diretora que destituiu Pinato da relatoria. Tanto Cunha como Waldir Maranhão são investigados na Operação Lava Jato.
O fundamento jurídico é que Pinato fez parte do mesmo bloco partidário de Cunha, por isso estaria impedido de analisar o processo contra o presidente da Câmara. Isso adiou mais uma vez a votação da abertura do processo contra Cunha, que estava prevista para esta quarta-­feira (9).
Esse argumento havia sido rejeitado pelo presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD­-BA), por isso os aliados de Cunha recorreram à mesa diretora. O autor do pedido foi o deputado Manoel Júnior (PMDB-­PB). “Como democrata que sou, respeito a decisão da mesa da Câmara dos Deputados, comandada pelo presidente da Câmara Eduardo Cunha, mas não concordo com a mesa”, afirmou Pinato.

Parlamentares anunciaram que recorrerão ao plenário da Casa para tentar derrubar a decisão da Mesa Diretora. (Folha de São Paulo)

Nenhum comentário: