quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Denúncia de Propina a Deputados Coloca AL Sob Suspeita


Os deputados Marcelo Tavares (PSB), Bira do Pindaré (PT), Gardênia Castelo (PSDB), Raimundo Cutrim (PSD), Eliziane Gama (PPS) e Luciano Leitoa (PSB) fizeram contundentes discursos, na manhã desta quarta-feira (7), pedindo que seja feita uma rigorosa apuração da denúncia de que teria havido um esquema de propina para aprovação da lei que abrandou a proibição de derrubada das palmeiras de babaçu na Ilha de São Luís.

 O deputado Bira do Pindaré ponderou que, da forma como a denúncia foi feita, ficaram sob suspeita todos os 42 deputados da Assembleia Legislativa do Maranhão. “Nós não podemos ficar sem responder à sociedade em relação a este caso. É uma questão muito séria, porque além dos deputados, envolve também empresários, e se tudo isso for verdade, nós estamos diante de uma conduta tipificada no Código Penal Brasileiro de ‘corrupção’, é crime, e nós não podemos aceitar passivamente a pecha de criminosos”, declarou o deputado petista.

 A deputada Gardênia Castelo disse que considera lamentável a denúncia de propina: “Exatamente neste momento em que esta Casa instala uma CPI para apurar convênios do então governador Jackson Lago com a Prefeitura de São Luís. Convênios estes que estão judicializados estão tramitando na Justiça, já até com decisões recentes, esta mesma Casa esteja sendo acusada de receber propina para aprovar um projeto de lei”, frisou a deputada tucana.

Ela parabenizou o deputado Bira do Pindaré, pela iniciativa de propor uma CPI para apurar de fato esta denúncia: “Nós não podemos permitir que todos aqui sejam acusados de receber propinas para aprovar projetos de leis”, frisou Gardênia Castelo.

 O deputados Raimundo Cutrim, Eliziane Gama e Luciano Leitoa também se manifestaram, conclamando a Assembleia a realizar uma investigação para esclarecer devidamente a denúncia de pagamento de propina a um grupo de deputados maranhenses.

Bacelar e Pires Rechaçam Envolvimento do Governo em Propina
Os deputado Magno Bacelar (PV) e César Pires (DEM), rechaçaram, na sessão desta quarta-feira (7), a proposta do Bloco de Oposição de envolver o governo do Estado, nas pessoas da governadora Roseana e do secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando, nas investigações sobre a denúncia envolvendo barganha de deputados com empreiteiros, divulgada recentemente na mídia. Ambos entendem ser descabida a proposta.

Segundo Magno Bacelar, a Oposição tenta, a todo custo, jogar a população contra o governo e afirmou tratar-se de uma “estratégia de mídia política” do deputado Marcelo Tavares (PSB), líder do Bloco de Oposição. “Esta Casa tem todas as condições de fazer uma apuração rigorosa. Aqui nós somos a vitrine, somos a caixa de ressonância da sociedade com alto grau de responsabilidade”, defendeu.

Magno Bacelar entende que não há porque envolver o governo no episódio que denuncia uma suposta barganha entre deputados e empreiteiros, como propôs o deputado Marcelo Tavares ao defender que se investigue também a governadora Roseana e o chefe da Casa Civil. “A Oposição tem muito é discurso e balela”, afirmou.

Informações Agência Assembleia

Nenhum comentário: