Um engenheiro que veio da Coreia do Sul -
onde o navio foi fabricado - já está a bordo do Vale Beijing para avaliar as
condições da embarcação, que está atracada desde o domingo (4) no porto de
Ponta da Madeira, em São Luís. Uma equipe com outros oito técnicos também já
está a caminho.
Com duas rachaduras no casco, um dos maiores cargueiros do mundo, foi
rebocado do porto onde estava atracado - uma área exclusiva para carregamento
de minérios da Vale - para um ponto a 7 km da costa.
O gigante foi arrastado lentamente por seis rebocadores. Segundo a Vale, ele está carregado com 260 mil toneladas de minério de ferro. Mesmo de longe, era possível ter a dimensão do quanto o navio já havia sido invadido pela água. É perceptível que a parte de trás da embarcação está bem mais baixa que a parte da frente.
O gigante foi arrastado lentamente por seis rebocadores. Segundo a Vale, ele está carregado com 260 mil toneladas de minério de ferro. Mesmo de longe, era possível ter a dimensão do quanto o navio já havia sido invadido pela água. É perceptível que a parte de trás da embarcação está bem mais baixa que a parte da frente.
Segundo a Capitania dos Portos, a embarcação
teve de ser rebocada às pressas porque a traseira estava afundando numa área
considerada rasa (23 metros de profundidade). Faltava apenas um metro para
encostar no fundo do mar e, se isso acontecesse, o navio poderia partir-se ao
meio, espalhando o minério que está bordo.
Onde está ancorado agora a profundidade é bem maior, cerca de 30 metros, e a visibilidade é melhor para o trabalho dos técnicos que vão tentar consertar o navio. A Marinha iniciou uma investigação para apurar porque uma embarcação tão nova, fabricada neste ano e entregue em setembro à Vale foi danificada antes mesmo de sua viagem inaugural.
Onde está ancorado agora a profundidade é bem maior, cerca de 30 metros, e a visibilidade é melhor para o trabalho dos técnicos que vão tentar consertar o navio. A Marinha iniciou uma investigação para apurar porque uma embarcação tão nova, fabricada neste ano e entregue em setembro à Vale foi danificada antes mesmo de sua viagem inaugural.
"Existem várias hipóteses. Erro no
planejamento da carga, fadiga do material, erro na construção do navio. Tudo
isso tem que ser considerado. O inquérito é que vai apurar isso de uma forma
mais correta", analisou o Capitão dos Portos, Nélson Calmon Bahia.
Construído pela sul coreana STX Pan Ocean, o
Vale Beijing, é o primeiro de oito supercargueiros que serão entregues até 2013
para o transporte de minério de ferro da Vale.
Avaliado em US$ 110 milhões, o navio tem
capacidade para transportar 400 mil toneladas, com 391 metros de comprimento, o
equivalente a cinco jumbos e meio. É 60 metros mais longo do que o maior navio
de guerra do mundo.
Esse aumento no número de navios é uma
estratégia da Vale para ganhar mais espaço no mercado externo. O transporte de
minério de ferro fica mais barato e aumenta a competitividade da empresa, no
que os economistas chamam de economia em escala.
G1
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