terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Prova de Fogo: Magno Bacelar Preside Primeira Reunião da CPI

Magno Bacelar com o Vice-Presidente Rogério Cafeteira(E) e o Relator Roberto Costa(D)

O deputado Magno Bacelar acaba de passar pela primeira prova de fogo na presidência da “CPI dos 73 milhões”. Bacelar abriu os trabalhos esclarecendo que a Comissão tinha o objeto específico de investigar o paradeiro dos recursos de três convênios celebrados entre a prefeitura de São Luís e o governo do Estado do Estado. 

Na reunião de hoje os parlamentares definiram o calendário de atividades da CPI que prevê outra reunião na próxima terça-feira (20) e a continuidade das investigações durante o recesso da Assembleia. Após o dia 20, a CPI retoma os trabalhos no dia 17 de janeiro. 

Ainda na reunião de hoje vários requerimentos com pedidos de informações a autoridades envolvidas com os convênios foram aprovados e enviados à mesa diretora da Assembleia para encaminhamento. 

Prova de Fogo
O deputado Magno Bacelar, que vinha conduzindo os trabalhos de forma regimental e restringindo-se a encaminhar votações e coordenar as falas dos colegas, acabou tendo que usar as prerrogativas de presidente para conter um bate-boca entre o relator Roberto Costa e o deputado oposicionista Marcelo Tavares. Magno disse que estava sendo democrático e tentando intervir o mínimo possível nos discursos, mas que não admitiria que a CPI descambasse para a desordem. Magno pediu calma aos colegas e conseguiu o silêncio de ambos, assegurando a palavra a Marcelo Tavares que falava antes de ser interrompido por Roberto Costa. “Na presidência vou garantir o direito de o deputado falar o que bem entender, mas tenho dever de zelar pelas decisões e pelo bom trabalho desta comissão”, finalizou Magno Bacelar, que teve a postura elogiada pelo líder da oposição Marcelo Tavares.   

Nenhum comentário: