segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Conflito Agrário: Homens Armados, Casas Derrubadas e Máquina da Prefeitura Usada Contra Agricultores

Capela Católica Destruída
Moradores da localidade Tiúba denunciam presença de homens armados, derrubada de casas, currais e da capela da comunidade e o uso de trator da prefeitura nas demolições.
De acordo com os moradores, na tarde da última quinta-feira (31), cerca de seis homens fortemente armados deram suporte ao operador de uma retro-escavadeira que tinha a missão de destruir casebres e outras pequenas instalações dos agricultores do local.
Casa de Farinha Também Colocada a Baixo
A ação é desdobramento de uma disputa que começou quando o proprietário José Maria Quariguasi, na intenção vender a terra para a reforma agrária, permitiu que o grupo morasse na Tiúba, como o negócio demorou a se concretizar as partes se desentenderam.
A moradora Maria Ferreira presenciou destruição e disse que reconheceu alguns dos homens que estavam armados. “O que aconteceu é que eles chegaram, desceram das motos e já pegaram as armas e mandaram o tratorista derrubar as casas. Eles mandaram esbagaçar e esbagaçaram mesmo”, disse a agricultora, relatando que foram derrubadas cinco casas, três currais, um chiqueiro de bode e a capela católica da comunidade.
Casa Derrubada por Trator
O agricultor João Manoca encontrou o grupo no caminho, quando os homens retornavam à sede da fazenda. Manoca confirmou que os homens estavam fortemente armados e disse ter reconhecido a retro-escavadeira que a prefeitura recebeu do MDA/PAC. “Ia a retro-escavadeira na frente e o batalhão atrás, tudo bem armado, só arma pesada”, disse o trabalhador.
Sobre o trator usado para destruir as casas João Manoca disse ter certeza que aquela era retro-escavadeira da prefeitura/MDA. “A máquina era uma retro-escavadeira nova e a mesma que estava trabalhando pra prefeitura no conserto da estrada que vem da Mangabeira até chegar aqui na localidade Picada. Eu já vi a máquina várias vezes e reconheci”, declarou.
Moradores, Imprensa e Vereador Observando Curral Derrubado  
“Uma máquina dessas quando vem pra cá era pra ser em benefício da comunidade, pra ajudar as pessoas carentes, pra fazer estradas, açudes ou barragens, não pra destruir o patrimônio de umas pessoas que estão trabalhando no campo”, lamentou João Manoca.
O lavrador João Manoca pede a intervenção das autoridades para evitar derramamento de sangue. “Apelamos para as autoridades tomarem providência o mais rápido possível, porque depois que morrer dois ou três não adianta nem vir aqui”, finalizou.
As casas derrubadas estavam desocupadas porque pertenciam a agricultores que deixaram o local por medo, mas os moradores contaram que os homens a serviço do proprietário disseram que voltariam para completar o serviço de destruição das moradias habitadas.    
Os moradores disseram que a retro-escavadeira ainda estava na sede da fazendo, onde tentamos chegar, mas – ainda no trajeto de ida – nossa entrada não foi autorizada e por razões de segurança não foi possível verificar o fato nem ouvir o proprietário.
O vereador Eduardo Braga (PT) e o ex-vereador Orinaldo Araújo acompanharam nossa reportagem e testemunharam os relatos e apreensão dos agricultores.    
Em contato com o blog a assessoria da prefeitura negou que a máquina usada na localidade Tiúba seja a retro-escavadeira pertencente ao município.




Nenhum comentário: