quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Nada Contra a Aliança e Tudo a Favor do Bom Debate

O professor Jânio posicionou-se, em comentário ao Blog do Braga, sobre nosso texto “PT, o elefante e o mosquito”. Traz justas correções de informação e analisa o atual entendimento entre o partido e o governo Danúbia. Aqui reproduzimos Jânio entre aspas e fazemos retificações e comentários logo abaixo em negrito.

"O PT municipal não fechou as portas de diálogo com a senhora Dulcilene (Belezinha) e sr. Erik Marinho, ou qualquer outra liderança política de nosso município.
Na verdade, o fato do desgaste da relação entre o PT e o grupo político de sr. Isaías constitui-se um ponto de discussão, mas não de impossibilidade de coligação.
Contudo, houve a indicação de maior viabilidade histórica por parte das lideranças estaduais no sentido da aproximação com o governo de Danúbia. Contudo, a decisão, ao meu ver, está muito próxima de ocorrer."

De início já se pode perceber que a informação do professor quanto ao “fato de desgaste entre PT e Isaías ainda é um ponto de discussão”, difere do texto do também petista Eduardo Braga que fala em “inviabilidade de uma aliança do partido com o grupo do ex-prefeito Isaías Fortes, pela forma com que a legenda e os movimentos sociais eram tratados pela prefeitura na época de seus governos”. Isso só mostra que os fatos são vistos de forma diferente dependendo de quem os analisa, normal na vida em sociedade.

"O sr. Alexandre Pinheiro publicou em seu blog sobre o PT: "Agora, deixando alguns com o pé atrás, abre diálogo público com Magno e Danúbia".
Na verdade, foram Magno e Danúbia que propuzeram um diálogo político com o PT. Este, por sua vez, instigou o debate apenas para discutir a situação do SINE em Chapadinha."

Tem toda razão. Quem procurou o PT foi Magno e Danúbia. De forma que me expressaria melhor se tivesse colocado assim: PT aceita abrir diálogo com a Magno e Danúbia. Esse erro, não teve a intenção de distorcer nada, foi humano e honesto.

"Quem são esses que Alexandre citou com o "pé atrás"? O sr. Alexandre é do PT? Sequer esteve participando dos debates."

Basta ver os termos tratados sobre a visita de Magno e Danúbia ao vice-governador para avaliar que havia gente com o “pé, corpo, coração e mente” puxando contra o presente diálogo. Dizia Nelson Rodrigues que toda unanimidade é burra, tanto concordo, que meu texto foi pra abrir debate claro e respeitável com esses setores divergentes, que para mim merecem o mesmo respeito dos que estão mais propensos a nos aceitar como parceiros.

"Outra coisa, Alexandre afirmou, ainda, que o PT abriu "diálogo público". Ao que me consta, não há qualquer formalização entre o Partido dos Trabalhadores e o grupo político da senhora prefeita quanto à temática política. Inclusive, a senhora prefeita e sr. Magno é que procuraram o sr. vice-governador para tratar do assunto, conforme informações de seu blog Não podemos ser apontados como pedintes do governo de Danúbia."

Já esclarecida a iniciativa como sendo de Magno e Danubia. Falei de “diálogo público” porque, conforme recomenda a boa prática, o encontro foi noticiado, claro e transparente e não sob o segredo de conchavos. Ponto para todas as partes envolvidas.


"O debate é delicado e envolve questões estaduais e nacionais, inclusive de fortalecimento de vínculos do grupo político com a vice-governadoria e com a própria governadora."

É bom lembrar que Magno apoiou Lula e tem interesse em fortalecer o governo de Roseana. Sendo, portanto natural querer ao seu lado o Partido dos Trabalhadores.

"A senhora Danúbia e o sr. Magno não podem achar que estão tratando simplesmente com o PT de Chapadinha. Por outro lado, se lhes é alheio o fato de que Alexandre pode estar publicando informações sem a sua anuência, que venham a esclarecer isso publicamente, ou o debate poderá vir a estar comprometido."

Assim como Eduardo Braga, Washington Oliveira ou outro companheiro não precisam anuir qualquer opinião do professor Jânio; Magno e Danúbia podem, sem o menor constrangimento, discordar do meu pensamento sobre esta e outras questões, como, aliás, já fiz com eles, exercendo o respeito mútuo com o que temos construído nossa relação política. Contudo, não consigo, francamente, enxergar – com base no texto deste escriba que tanto admira a trajetória do PT – motivos para embaraçar qualquer debate.

2 comentários:

Unknown disse...

Impressionante a ineficácia operacional e a habilidade literária em justificativas e explicações de ambas as partes.
Impressiona também o sentimento de ofensa que paira quando qualquer ferida é tocada através de uma ponta mal fechada dos curativos (também de ambas as partes).

Alexandre Pinheiro disse...

Você também tem habilidade literária. Gostei da parte "quando qualquer ferida é tocada através de uma ponta mal fechada dos curativos". Acho que você deveria participar mais e com textos na página principal do blog. Continue participando. Qualquer coisa meu e-mail é: chapandre@hotmail.com.