quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Valeu Lobão! Energia Sobe 24,12% no Maranhão


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (26) o aumento médio de 24,12% nas contas de luz da Cemar, distribuidora que atende a 2,1 milhões de unidades no Maranhão. O reajuste começa a valer na próxima quinta (28). Para os consumidores residenciais (baixa tensão), o aumento autorizado é de 24,11%. Já para os grandes consumidores, como a indústria, é de 24,16%.

Os índices aprovados pela Aneel funcionam como um teto, ou seja, o limite para o reajuste que a distribuidora pode aplicar. Entretanto a empresa tem autonomia para repassar aos consumidores um percentual menor.

As distribuidoras passam todos os anos por um processo de reajuste de suas tarifas, que pode levar a aumento ou queda dependendo do que for apurado pela Aneel. Em 2014, a agência vem autorizando reajustes altos devido ao encarecimento da energia no país nos últimos meses, provocado pela queda no nível dos reservatórios das principais hidrelétricas do país.

No caso da Cemar, de acordo com a Aneel, o custo com compra de energia subiu cerca de 40% do ano passado para esse, o que justifica o reajuste autorizado nesta terça. O preço médio da energia usada pela distribuidora para atender aos seus consumidores passou de R$ 93 para R$ 131 o megawatt-hora (MWh), informou a agência.

As distribuidoras não lucram com a compra de energia dos geradores, mas sim com o serviço de levá-la até os consumidores. Entretanto podem repassar todo o custo com a compra dessa energia para as tarifas.

(Do G1)

Um comentário:

Anônimo disse...

Um mau necessário. As empresas fornecedoras de energia estão sendo 'sufocadas' pelas medidas do Governo PT para 'esconder' a preocupante inflação; daí para elas estariam sendo concedidos dinheiro público(BNDES) como subsídios que deveriam ser aplicados para investimentos com intuito de aumentar o fornecimento e qualidade da energia. Se esse reajuste demorasse mais as consequências seriam mais graves para o país.