terça-feira, 8 de março de 2022

Empresa Sem Carros e Sem Funcionários Recebia pelo Aluguel de 144 Veículos de Existência Não Comprovada


 

De acordo com as investigações do Ministério Público, O Inquérito Civil 002/2015, é uma fusão de dois procedimentos: SIMP 2008-262/2015 E 8971-500/2015 que detalharam informações e reforçaram a constatação de irregularidades.

No resumo do Inquérito chama atenção de um depoimento de testemunha que o Ministério Publico preservou a identidade. “(...)que também há desvio de verbas públicas na contratação da empresa que faz locação de veículos para a prefeitura municipal; que a empresa que venceu a licitação é a OLHO VIVO; que pelo que se recorda, a empresa recebe meio milhão de reais por mês para ceder veículos à prefeitura municipal; que apenas uma parte dos carros relacionados no contrato são cedidos para a Prefeitura; que carros que são cedidos para a prefeitura por essa empresa, a título de aluguel, pertencem à própria prefeita embora estejam em nome de laranjas; que sabe disso porque tais veículos são de uso pessoal dela desde a época da campanha; que trata-se de caçambas, caminhões e caminhonetes; que sabe que a empresa contratada para locar veículos à prefeitura firma contratos com a municipalidade desde 2013, ano em que a prefeita iniciou seu mandato; que sabe que as empresas referidas nesse depoimento ajudaram a prefeita nas sua campanha eleitoral (...)”, disse a testemunha.




Após o relato da testemunha acima o MP é taxativo em apontar as irregularidades. “A empresa OLHO VIVO era, na verdade, uma malharia, um pequeno armarinho, que prestou serviços para a demandada MARIA DUCILENE PONTES durante a campanha eleitoral de 2012. Após a senhora MARIA DUCILENE sagrar-se vencedora da eleição municipal, a malharia OLHO VIVO realizou alteração no seu contrato social para incluir entre suas atividades a locação de veículos. Naquela ocasião, os únicos veículos disponíveis eram apenas aqueles que pertenciam aos seus proprietários, o que não a impediu de participar de licitações durante os anos de 2013 a 2016 e de assinar contratos de aluguel de 144 (cento e quarenta e quatro) veículos por mês para o Município de Chapadinha”, pontua a promotoria.



Sobre a quantidade de veículos que a Olho Vivo possuía no momento do contrato o Inquérito diz o seguinte: “Foram realizadas investigações junto à JUCEMA (fls. 592/598) e ao DETRAN/MA (fls. 771/787) para levantar alterações contratuais e frota cadastrada em nome da empresa. Da mesma forma, foram verificadas listas de funcionários cadastrados (fls. 744/753) e verificação dos documentos do veículo Placa NOY-3736 em fls. 671. Destaca-se os documentos de fls. 267/290, relatório encaminhado pelo DETRAN/MA, informando a quantidade de veículos que cada uma das empresas possuía, demonstrando que de fato não havia capacidade para a assunção dos serviços referidos”, continua o Ministério Público.






Ainda de acordo com o inquérito até os donos da empresa Olho Vivo admitiram a incapacidade para cumprir o contrato. “Os representantes da empresa OLHO VIVO foram ouvidos (fls. 369/372, VOL 2) admitiram que na época das licitações não possuíam veículos ou funcionários suficientes para suportar o contrato assinado com o Município, ou seja, que não possuía habilitação/capacidade técnica para a assunção dos serviços previstos nos contratos (fls. 383 e seguintes), o que deveria ter sido verificado pela equipe da CPL e levado à desclassificação da empresa, o que não houve tendo em vista o conluio entre eles para que a empresa se sagrasse vencedora no certame”, concluiu o inquérito.

Notas:

O blog procurou a empresa Olho Vivo e o então pregoeiro Jhonny Marques ambos informaram não terem sido citados e não poderem falar sem conhecer o teor do processo. A prefeitura foi procurada e como sempre preferiu não responder. 

As investigações também dão detalhes sobre o aluguel do carro do então secretário de obras Aluízio Santos pelo valor de mais 5 mil reais mensais para ele mesmo usar no período e fala em tentativa de simulação de venda do veículo para escapar de ação penal. Você vai saber de todos fatos na próxima postagem.


Nenhum comentário: