quinta-feira, 3 de março de 2022

Bomba! Promotoria Pede Condenação de Belezinha por Esquema de Locação de Veículos


 

“Direcionamento das licitações, fraude documental, uso das empresas como “laranjas” da gestora (Ducilene Belezinha)”. “Um contrato de mais de três milhões de reais (ano) para alugar veículos para a Prefeitura de Chapadinha sem que a empresa que tivesse nenhum veículo em seu nome”. “Pagamento a 144 (cento e quarenta e quatro) veículos que nunca chegaram nem perto de comprovar a existência”, “secretário Aluízio tentou simular venda de veículo para escapar de processo”.



As frases acima partiram de uma investigação que passou pela mão de dois promotores de Chapadinha e por procuradores do Ministério Público Estadual e constam da mais contundente ação por improbidade e corrupção contra a prefeita Belezinha, até aqui.  O pedido de condenação foi assinado pela atual promotora Ilma de Paiva Pereira em 21 de julho de 2021, e os detalhes você vai começar agora, na primeira de uma série de reportagens do Escândalo do Aluguel de Carros.



O Início de Tudo

As suspeitas de irregularidades com a contratação de veículos partiram deste blog em 27 de dezembro de 2013 que começou por estanhar que uma empresa conhecida no ramo de malharia estivesse atuando em locação de veículos e, posteriormente uma série de documentos obtidos, rendeu uma série de matéria relatando inúmeras irregularidades até que em meados de 2014 o então vereador Marcelo Menezes entrou com uma Notícia de Fato pedindo providências da promotoria.



“A investigação foi iniciada a partir do Inquérito Civil 002/2015 (SIMP 2008-262/2015 E 8971-500/2015), instaurado em decorrência de Representação protocolada pelo vereador MARCELO MENEZES, em 04/03/2017, noticiando irregularidades nas licitações e contratos celebrados pela Prefeitura Municipal de Chapadinha no período de 2013/2016, que tinham como objeto os serviços de limpeza, locação de veículos e reparo de estradas vicinais”, esclarece a promotoria. “Representação do vereador MARCELO MENEZES, composta por: denúncias relativas a recursos da educação e da saúde (competência federal), denúncias de favorecimento de pessoas e fraude no aluguel de veículos, todas baseadas em publicações de blogs locais”, prossegue o MP.

Os Denunciados

Além da prefeita MARIA DUCILENE PONTES CORDEIROS são alvos da ação: S AMORIM DOS SANTOS LOCAÇÃO E TURISMO, a empresa; SEBASTIANA SANTOS AMORIM, dona da empresa Olho Vivo; e JHONNY FRANCES SILVA MARQUES, pregoeiro da prefeitura na época.

Calhamaço

Da petição inicial assinada pela promotora Ilma Paiva, passando por investigações conduzidas pelo promotor Douglas Nojosa, os documentos constantes do processo 0803692-90.2021.8.10.0031 de AÇÃO CIVIL DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA temos notas fiscais, contratos, depoimentos, perícias técnicas e outros papeis divididos em 1.154 páginas que precisaremos dividir em uma sequência de matérias para o público tenha conhecimento de todos os detalhes e entenda a rumorosa novela que começou a ser contada em 2013 e que agora terá novos e picantes capítulos. 


Notas:

O blog procurou a empresa Olho Vivo e o então pregoeiro Jhonny Marques ambos informaram não terem sido citados e não poderem falar sem conhecer o teor do processo. A prefeitura foi procurada e como sempre preferiu não responder. 

Apesar do processo referente à gestão anterior, a Empresa Olho Vivo tem contrato com a prefeitura no valor de R$ 2.800,000,00.     

 


A próxima matéria trará informações passo-a-passo sobre o Inquérito que aprofundou as denúncias deste blog e a Notícia de Fato do vereador Marcelo Menezes e embasou a Ação Judicial contra Belezinha. Aguardem.


Nenhum comentário: