sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Saúde de Chapadinha: 32 Milhões, Orçamento Secreto, 200 mil Atendimentos Covid e Lorena Cavalcante


 

A saúde de Chapadinha foi alvo de duas matérias, em blogs da região, sobre repasses de emendas do orçamento secreto e aumento fraudulento em dados de atendimentos para justificar o envio de verbas.

“Dados do Ministério da Saúde, informados pela Própria Secretaria Municipal da área, atestam que apenas neste ano de 2022, ocorreram na cidade mais de 168 mil atendimentos para “Reabilitação de Pacientes Pós-COVID-19”. Também houve quase 40 mil atendimentos para “Reabilitação Cardiorrespiratória de Pacientes Pós-Covid-19”. São mais de 200 mil atendimentos referente a tratamento pós-COVID-19 em Chapadinha”, noticiou o blog Observatório dos Cocais. Veja matéria completa aqui.

218 Mil Atendimentos de Sequela de Covid


Sobre os repasses o blog chega ao valor surpreendente de 32 milhões entre emendas do orçamento secreto e transferências constitucionais. “Se tem algum prefeito no Maranhão que não pode reclamar da falta de recursos públicos e da generosidade do Governo Federal, é Ducilene Belezinha (PRB) que hoje comanda o município de Chapadinha, disse o blog. “Sua gestão foi agraciada, apenas nesse ano de 2022, com mais de R$ 32 milhões de reais, destinados unicamente para melhoria dos serviços de saúde da rede municipal”, completou. veja matéria completa aqui

Ainda de acordo com o jornalista Homero Lima, do Observatório dos Cocais, cerca de 25 milhões de emendas teriam origem no orçamento secreto e teriam sido enviados por uma pessoa de nome Lorena Aguiar Cavalcante.

Saúde Tenta Negar Repasses e Dados

Ouvimos o secretário de saúde Alberto Carlos que disse o município não recebeu o valor citado e que não há fraude nos dados repassados ao Ministério da Saúde.

“Não foi recebido esse recurso pelo município, basta confirmar no site do fundo nacional de saúde”, disse Alberto. “Não há fraude, os dados estão em reprocessamento no Ministério da Saúde”, finalizou Alberto Carlos sem desmentir a informação dos 200 mil atendimentos de sequelados da covid-19.

Portal Transparência Confirma Matérias 

Consultamos o portal do Fundo Nacional de Saúde e o valor informado lá bate com os 32 milhões. R$ 32.214.332,39 (trinta e dois milhões, duzentos e quatorze mil, trezentos e trinta e dois reais e trinta e nove centavos), para ser exato.

Repasses da Saúde de Janeiro a Outubro de cada ano


Um levantamento do jornalista Eduardo Braga que compara os repasses da saúde de janeiro a outubro de cada ano (de 2015 a 2022) mostra que os recursos – do orçamento secreto ou não – só aumentam.

Este blog já tem informações sobre quem seja Lorena Aguiar Cavalcante e vai publicar a respeito nas próximas postagens. Por enquanto o valor de 32 milhões e os números de 200 mil supostos atendimentos de sequela de covid para uma população de 82 mil habitantes em uma cidade que teve pouco mais de 10 mil casos registrados, já seria um bom material para começar uma investigação oficial.

Nenhum comentário: