quinta-feira, 28 de março de 2024

Jogo do Galo: Falta de Ambulância ou Boicote Arrependido


 

O Estádio Lucídio Frazão estava lotado. Equipes em campo. Tudo pronto para a partida de futebol? Não! Faltava uma ambulância no estádio como é exigência da lei. Após mais de uma hora de espera o juiz cancelou a partida e a ambulância chega minutos depois disso, mas nada adiantou.

Ainda não há decisão sobre se haverá outra data ou se o Galo da Chapada perdeu os pontos e, por consequência, venha a ser rebaixado.

Perplexidade da torcida, alvoroço na crônica esportiva maranhense: “como pode uma cidade do tamanho de Chapadinha ter só duas ambulâncias?”, indagaram!

Mas pode não ter sido exatamente falta de ambulância. Como a imprensa estadual não sabe do nosso dia-a-dia e alguns torcedores são naturalmente desligados de temas políticos, vale uma retrospectiva.

Lua de Mel, Divórcio de Fel

O dia do retorno do Chapadinha ao seu estádio depois de 10 anos sem mandar jogos aqui foi uma festa geral: torcida, dirigentes, comunicadores e políticos eram só alegria. Foi assim em outros jogos, mas tudo mudou quando uma homenagem ao presidente Gadiego Loyola foi interrompida pelo esposo da secretária de esportes e ex-vereador Orinaldo Araújo, que tanto insultou o presidente do Galo que teve que pedir desculpas públicas.

Ato continuo e em tom desagravo, o presidente Gadiego foi convidado a falar na Câmara Municipal. No parlamento o cartola falou das dificuldades financeiras da equipe e da falta de apoio do poder público e do empresariado. Vereadores de governo e oposição elogiaram o dirigente e prometeram solicitar patrocínio, que nunca saiu um centavo da prefeitura. Veja matéria aqui

Depois da sessão a coisa mudou tanto que comunicadores ligados à prefeitura passaram a desmerecer o Chapadinha como time de fora e seus dirigentes taxados de irresponsáveis por colocar um time sem recursos no campeonato.

Foi assim que vimos o Galo indigente receber grata solidariedade da torcida do Cavalo de Aço, foi assim que disseram que o transformador do estádio estava inoperante para Chapadinha x Sampaio, foi assim que a ambulância que a todo jogo ia, ao último não foi...

Na propaganda da prefeitura o que não falta é ambulância adquirida com “recursos próprios” ou por “emendas de deputados”.

Em meio a enorme e instantânea repercussão, a Saúde local divulgou nota dizendo que as ambulâncias foram chamadas quando se deslocavam para o estádio. “Queriam que a prefeita deixasse uma pessoa morrer para ter o jogo”, defendiam comunicadores e partidários da prefeita em redes sociais.

Na sequência todos os blogs ligados à comunicação oficial fizeram matérias ofensivas ao juiz, Galo, Sampaio e justificaram a falta de ambulância...

Não tenho e nem poderia ter certeza, mas o conjunto da obra aponta ou para uma grave precariedade das ambulâncias que a qualquer hora podem faltar até para os casos mais urgentes; ou para um boicote mal pensando e tardiamente arrependido.

Foto: Jornal Pequeno

Nenhum comentário: