quarta-feira, 20 de março de 2024

Prefeitura de Chapadinha Entre as 20 Piores em Transparência Segundo TCE


 

A Secretaria de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (Sefis) divulgou o resultado do Ranking de Transparência relativo ao segundo semestre de 2023. O ranking é elaborado a partir de avaliações realizadas pelo órgão de controle externo nos portais de transparência dos fiscalizados sob sua jurisdição.

A Prefeitura que alcançou a nota máxima (10) foi a de São Mateus, comandada por Ivo Rezende, presidente da Federação dos Municípios Maranhenses (FAMEM).

Já as piores notas (C-) ficaram com as prefeituras de Pirapemas (3,98), Olho d’Água das Cunhãs (3,46) Caxias (2,90), Godofredo Viana (2,08) e Junco do Maranhão (1,75). Veja a lista completa aqui

Chapadinha Entre os Piores

Com nota 5,72, Chapadinha ficou entre os 20 piores municípios do Maranhão no quesito transparência, ficando atrás de cidades como Urbano Santos, São Benedito do Rio Preto, Vargem Grande, Araioses, Magalhães de Almeida, Belágua, Anapurus, Buriti e Mata Roma.

Na região do Baixo Parnaíba, Chapadinha aparece a frente apenas de Afonso Cunha, Milagres, Santana e Tutóia. Veja tabela acima. 

Para se ter uma ideia da total falta de transparências dos gastos públicos de Chapadinha só o Diário Oficial tem tido publicações recentes, quem procura a folha de pagamentos e relação de funcionários não encontra, nas licitações as informações são incompletas e o acompanhamento de pagamentos efetuados tá fora do ar faz muito tempo.

A retirada do ar da chamada “Execução Orçamentária e Financeira”, que é o acompanhamento dos gastos e pagamentos realizados impede, por exemplo, a verificação da denúncia dos 24 milhões com estradas vicinais que a população vem reclamando e a prefeitura diz que ainda não realizou pagamentos referentes às obras. Veja vídeo no final.

Assim, Chapadinha que é 14ª cidade do Maranhão em população, fica na posição 199ª na transparência o que só facilita a que se chegue a qualquer pódio de irregularidades e desvios.    

Vídeo: Dados Tirados do Ar

Nenhum comentário: