terça-feira, 5 de março de 2024

Zona Rural Urgente: Conflito Agrário Entre Comunidades de Chapadinha e Empresa Paulista Ameaça Resultar em Violência


 

Um conflito agrário entre assentados das comunidades Veredão, Sangue e Buriti dos Bois, zona rural de Chapadinha, que lutam, contra uma empresa paulista, se agravou nas últimas horas e ameaça resultar em violência no dia de amanhã.

As comunidades lutam para evitar a derrubada de mata nativa de bacuri e a preservação de suas reservas extrativistas e a empresa paulista tenta plantar soja na área. O conflito não é novo e de acordo com lideranças dos trabalhadores rurais, entre homens, mulheres e crianças cerca de 300 pessoas estariam dispostas a resistir contra a derrubada do que resta da mata até as últimas consequências. Veja vídeo recente no final da matéria.

Ainda de acordo com informações há uma liminar proibindo a comunidade de interferir nas operações da holding paulista e um oficial de justiça teria – por meio de áudio de whatsapp – ameaçado de prisão qualquer morador que tente impedir o desmatamento programado para amanhã. Mas as comunidades alegam que a mata é vital para a subsistência dos agricultores e prometem resistir.  

Independente do mérito do processo judicial, o conflito é grave e merece o acompanhamento das autoridades para evitar violências e abusos.  



Nenhum comentário: