quarta-feira, 13 de março de 2013

Belezinha Recebe Gerentes da Suzano



A Assessoria de Comunicação da prefeitura informou que o gerente de relações institucionais da Suzano, Flávio Moura Fé e o gerente de inteligência patrimonial, Sérgio Natividade reuniram- se com a prefeita, Ducilene Belezinha, na noite desta terça-feira ( 12 ), para informar sobre a suspensão das atividades da Suzano Energia Renovável em Chapadinha.

De acordo com o gerente Flávio Moura, a decisão partiu da presidência da empresa que resolveu parar as atividades tanto em Chapadinha quanto no Piauí alegando endividamento de cerca de R$ 5,5 bilhões. Os projetos que foram suspensos são os que ainda não estavam efetivamente implementados.

“Destacamos que a Suzano suspendeu as atividades tanto em Chapadinha quanto no Piauí por questões de endividamento. Não estamos transferindo o empreendimento para outro local. Nossas atividades estão suspensas por tempo indeterminado”, frisou o gerente Flávio Moura.

Ainda de acordo com o gerente essa decisão foi tomada há um mês e agora a empresa aguarda a que a dívida baixe 2,5  e também que o mercado internacional aceite a comercialização dos pellets.

Os gerentes responderam aos questionamentos da prefeita que quis explicações quanto a suspensão se há previsão de retorno das atividades e qual a real situação do empreendimento no município.

“Esperamos que a situação se restabeleça o quanto antes. O município precisa de outras fontes geradoras de empregos. Estamos preparando nossos jovens para o mercado de trabalho através de cursos de qualificação. Nosso desejo é que Chapadinha cresça economicamente, e para isso é importante a presença de empresas na região”, disse a prefeita.

O protocolo de intenções para instalação da Unidade Industrial de Produção de Pellets de Madeira para Energia em Chapadinha foi assinado em 29 de setembro de 2011. O empreendimento foi orçado em R$ 1 bilhão. Estava prevista a geração de 1.350 empregos diretos, 5.800 indiretos nas áreas industrial e florestal e 1.500 empregos provisórios na fase de construção.

Pellets
Os pellets são partículas de madeira moída e prensada, com alto poder de gerar energia a partir da sua queima. Como apresentam maior concentração de valor energético, também são mais eficientes no transporte de biomassa por longas distâncias.

Nota do Blog
Apesar de reconhecer a necessidade da geração de empregos e prefeita nada disse sobre a manutenção ou não do protocolo assinado pelo governo anterior que previa obrigações por parte da prefeitura. 

Nenhum comentário: