sábado, 23 de março de 2013

Tem Blogueiro Mudando de Lado! E daí?



Depois de engolir calado o anúncio com pompa e circunstância, na imprensa governista, da adesão de vereadores de oposição e de advogado que movia processo contra a prefeita, o mundo parece que vai cair na cabeça dos mantenedores de blogs que trocaram críticas por uma linha editorial mais favorável ao governo.

Como a postura combativa desta página com relação ao governo Belezinha e quanto ao grupo político que a elegeu não mudou, sinto-me a vontade para comentar tais fatos.

Considerando que nada de novo aconteceu que alterasse a avaliação da administração ou que tenha ocorrido mudança política capaz de trazer esperança de rumos diferentes do que já vimos e o governo segue cambaleando na incompetência e mantém-se empalado por um racha fisiológico, onde – pelo poder e apenas por ele – se pisa no pescoço do ex-aliado mais próximo, não há motivo para adesão além da prática de fixar proximidade, por motivos óbvios, com grupo eleitoralmente vencedor.

Longe de achar que a mídia não deva ser criticada, digo apenas que não se deve censurar unicamente os blogueiros por mudar de lado e de postura. Um advogado pode deixar um processo ainda em curso e festejar o patrocínio à parte contrária até com fotos e tudo normal. Entre os vereadores – até estes, que costumam “apanhar” em redes sociais – alguns que se elegeram pela oposição hoje estão muito bem obrigado na base do governo e nada demais foi dito.

Por enquanto só os blogueiros foram pegos pelas garras da patrulha. Advogado faz o mesmo (ou pior) e não deixa de ser bom cidadão. Vereador se aconchega e nem se arranha o galardão. Já a “blogueirada” “pé no chão”, mal coloca novo post leva nome de “babão”.

Esse escândalo fácil contra a blogosfera é apenas mais uma hipocrisia a serviço dos poderosos. Estes mesmos blogueiros que eram acusados de camuflar a verdade para a gestão passada estão indo, junto com outros ressuscitados, apenas e tão somente para ajudar o novo governo a divulgar suas reais ações em prol do bem comum e para atestar sua honestidade congênita, não é mesmo?

Para que um governo honrado, democrático, transparente e bem-intencionado iria querer abocanhar a totalidade da imprensa local com essa fome toda?

Quem quiser manter o dedo acusador apenas em cima de comunicadores que mudam de lado, que o faça a vontade. Mas reflita e depois responda se existe alguma diferença moral relativa a suborno entre quem recebe e quem paga. 

Nenhum comentário: