quarta-feira, 20 de março de 2013

Deputado Morto, Ex-Prefeito Múmia e as “Pió Beleza”



Para falar da última “morte” eleitoral de Magno Bacelar usei – em 8 de outubro de 2012 – a seguinte frase de Winston Churchill: “na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes”.
Agora, a possível eliminação de Magno do cenário político volta a ser desdenhada até por quem compartilha o poder com a múmia política chamada Isaías Fortes.    
Importante o exemplo do ex-prefeito Isaías para mostrar que ficar inelegível e perder a liderança, muitas vezes, não tem a menor relação. Isaías está inelegível desde antes de 2008 e há quem diga que assim permanecerá pelo resto da vida e mais seis meses. Mesmo assim ele segue com tantos processos quanto seguidores, principalmente porque não descuida, nem perde o contato com seus eleitores.
A diferença fundamental é que Magno se afastou, distanciou-se o deputado dos 16 mil votos que obteve. Política é principalmente ocupar espaço e Magno está deixando um vácuo. Por isso, antes de falar que alguém está decretando sua morte (ou mesmo matando-o) devemos refletir se não seria um caso de suicídio.
Do ponto de vista do patrimonialismo (tratar a coisa pública como se fosse mero objeto particular) Magno, Isaías e Belezinha são rigorosamente iguais. Até o grupo político em nível estadual é o mesmo.
Com tais práticas, assessoria precária ou não levada em conta, Belezinha pode entrar na lista das fichas sujas mais rápido do que se pensa.
Entre estes (e outros) ilustres líderes só há diferenças de estilo, gerência e resultados.
O restante dos atores da cena política (vereadores, cabos eleitorais e operadores da mídia) seguem escolhendo entre um e outro, como se esse um ou esse outro (sempre os mesmos) fossem as “Pió Beleza”. 

Nenhum comentário: