quinta-feira, 14 de março de 2013

Sem Abono, Redução e dia 20, Prefeitura Pede Prazo e Não Atende Reivindicações de Servidores



A prefeita Belezinha, o secretário de educação Francejane Magalhães e a secretária-adjunta Maria Coelho deram uma série de justificativas para deixar de atender os principais pontos de reivindicações dos servidores públicos.

O pagamento ficará mesmo no dia 30 de cada mês, que não pode haver abono em início de governo e pediram tempo para começar a cumprir a lei que reduziu a jornada de trabalho dos professores.

“Não se pode falar em abono”, diz Francejane
Em seu discurso o secretário Francejane disse que não se pode falar em abono em início do exercício, não tem como saber quanto será gasto durante o ano; declarou que os recursos recebidos até agora pela prefeitura não seriam sobras e sim relativos ao exercício 2013, estando, portanto, fora do que se pode considerar verba para pagamento de abono.

O secretário afirmou que a educação tem feito os repasses ao IPC e prometeu pagar férias com 50% de acréscimo em março e com efeito retroativo.  

Francejane culpou a administração anterior pelos problemas da educação e disse que quem não fez em 12 anos não pode cobrar nada agora.

Maria Coelho: “a educação precisa de prazo”
A adjunta Maria Coelho disse que a secretaria de educação precisa de prazo para atender algumas reivindicações dos professores. Maria Coelho alegou que a gestão anterior não deixou nada planejado e disse que – mesmo com lei em vigência desde novembro de 2012 – não haverá mudança na carga horária neste primeiro semestre.

Belezinha pede a banco que não cobre juros de servidores
Em sua fala a prefeita Belezinha disse que seria uma irresponsabilidade responder favoravelmente às reivindicações contidas no ofício do SINDCHAP, declarou não saber o impacto da redução da jornada e criticou a administração passada “12 anos não resolveram tudo, talvez eu não resolva nem em 30 anos”, disse.

Sobre a data do pagamento, sem muitas explicações, a prefeita disse que em seu governo o pagamento será feito sempre no último dia útil de cada mês e que já teria reiterado pedidos para não se cobrar juros dos servidores: “os bancos e os comerciantes deveriam ser compreensíveis como eu que não cobro juros” declarou a prefeita, fazendo referência a sua atividade empresarial.

Belezinha confirmou que o abono não será pago agora e que se for possível será pago em outro momento.

A tranquilidade da reunião foi quebrada quando a prefeita informou que tem uma boa proposta para mudar do Banco do Brasil para a Caixa Econômica as movimentações financeiras dos servidores e - de pronto - a categoria manifestou descontentamento como a alteração.

A chefe do executivo defendeu a mudança falando que a Caixa “tem uma boa estrutura em Chapadinha e só falta colocarmos para funcionar”. Diante da reação negativa a prefeita recuou e explicou que não havia decisão e que tudo não passava de uma proposta.

Repercussão
Comentários sobre os pontos da reunião e a reação dos servidores no próximo post, ainda hoje. 

Um comentário:

Oberdan Galvão disse...

Prezado Alexandre,
Os governos trabalham com uma coisa chamada estimativa, me causando espanto as declarações atribuídas ao Prof. Francejane. No final de 2012, o FNDE, através de Portaria, divulgou os valores estimados de receitas do FUNDEB para o ano de 2013. Em tal documento há uma previsão de R$ 41.899.582,14 para o município de Chapadinha. Ora, se a secretaria conhece o número de professores, conhece os valores dos salários, etc. e já possui uma projeção, logo [...]