sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Política com Futebol



Por: Almir Moreira - Advogado Palmeirense

A magia tá voltado, com dois gols do Mago Valdivia o Palestra goleou o Avaí por 4 X 1, pela 28ª rodada do brasileirão. Kleber o Gladiador – já merecia seleção há muito tempo – também deixou o seu. Jogo limpo, disputado e vencido por quem foi melhor. Alegria total para palmeirenses e para os amantes do bom futebol, dois dos gols palestrinos foram de dar água na boca, sensacionais!

Enquanto isso, na política acabamos de sair das eleições proporcionais e majoritárias, disputa intensa, mas regada a espertezas e muita grana. A lei apelidada de ficha limpa – lei não tem nome, tem numero – embora tecnicamente capenga foi erigida com boa intenção, mas está longe de resolver os reais problemas da política e do processo eleitoral. É um cisco de bondade no oceano de brechas para a prática de ilícitos eleitorais; brechas contempladas pela nossa legislação eleitoral.

Questões mais importantes foram deixadas de lado. É necessário rever o instituto da reeleição para cargos executivos, estar provado que o candidato a reeleição desequilibra o pleito, pois normalmente usa a máquina do poder; deveria se pensar numa quarentena para os ocupantes de cargos de confiança de alto escalão, como concorrer com Raimundo Cutrim ou Ricardo Murad, por exemplo? A negociata continua viva, aqui prenderam gente sob suposta alegação de compra de votos, deviam ter prendido também quem estava vendendo e, lá no povoado Tamboril teve até briga na Associação de Moradores pela partilha do dinheiro dado pelos votos dos associados. Enfim, há muita coisa para se discorrer sobre o tema, que acabaria necessariamente numa reforma eleitoral.

O futebol também tem muita malandragem, muito negócio escuso, mas seu resultado não nos afeta tanto assim – hoje meu humor vai muito em função do Palmeiras – mas, a política diz respeito diretamente a nossa vida, e o do jeito que estar, só pode participar como candidato não é quem estar legal, mas quem estar com $Real.

Nenhum comentário: