segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ainda Sobre a Manifestação

A respeito da postagem sobre a manifestação marcada pra hoje, recebo via e-mail um texto do militante petista e do movimento social Juvenal Neres, que publico abaixo, em negrito, depois volto comentando.

"O dia 9 de dezembro é o "Dia Internacional de Combate à Corrupção". Nesse sentido, pessoas da sociedade sensibilizadas com a situação de descaso e desorganização administrativa pela qual passa o município organizaram um movimento de protesto e denúncia a ocorrer nesta segunda feira, 13, a iniciar-se às 15 horas, na ladeira do Angelim (entrada da cidade), de onde serão percorridas ruas até a praça Coronel Luís Vieira, em frente à câmara municipal, onde será acompanhada a seção em que se escolherá a nova presidência da casa.

Sobre isso, faço referência ao que disse o nobre jornalista chapadinhense, Alexandre Pinheiro, acerca dos acontecimentos e da mobilização social em Chapadinha

Os Padres de Chapadinha, por meio de seu folheto informativo (Vida Nova), em diversas edições, já se manifestaram acerca da situação degradante em que se encontra nosso município. Quantas vezes nossos padres conclamaram a sociedade a abandonar a apatia e a se manifestar contra as injustiças e irregularidades? Será que eles agora estão na oposição? Eles estão mentindo? Eles estão enganados?"

Juvenal cola links do blog do padre Pedro e do Boletim Informativo da Paróquia com críticas á administração Danúbia, nestes dois primeiros anos de governo.

Comentário Nosso

Nem todo mundo que critica faz parte da oposição eleitoral ao governo. Os padres e setores da sociedade têm direito de protestar e, em alguns casos têm até razão em fazê-lo. O que o texto e os links não informam é quais entidades estariam mobilizando em favor do protesto. Não há uma entidade citado no e-mail, nem mesmo a confirmação de que a Igreja Católica esteja apoiando especificamente o movimento. Pode ser que esteja, pode ser que a população inteira vá fazer barulho, pode ser que sejam inúmeras as entidades e sindicatos envolvidos. Só que até agora não vi nenhuma assumir publicamente tal posição.

Os problemas da Avenida Ataliba, cuja obra já foi anunciada pela prefeitura, é quase um “samba de uma nota só”, neste caso pergunto: não seria mais razoável esperar que o poder público cumpra a palavra, para de depois cobrar caso a obra não se inicie logo? No tocante ao “combate à corrupção” e “à situação degradante em que se encontra município”, continuo achando que melhor proveito teria se o movimento apresentasse uma pauta de reivindicações. Já que o movimento não tem ensejo eleitoreiro e é para o bem da Cidade, acho que não custava tanto.

Nenhum comentário: