terça-feira, 19 de abril de 2011

Magno e Deputados Falam Sobre Problema da Saúde no Estado


Veja a matéria de Marcelo Vieira, da Agência Assembleia. Depois volto comentando.    

Após o discurso contra o sistema da rede pública de saúde da capital, feito pelo deputado Neto Evangelista (PSDB), onde relatou sua tentativa sem sucesso em conseguir atendimento para um jovem do município de Viana, vítima de um tumor na cabeça, os deputados Stênio Rezende (PMDB) e Magno Bacelar (PV) se revezaram na solidariedade a sensibilidade do colega e na defesa do governo. 

O deputado Magno Bacelar destacou a preocupação de Neto Evangelista com a saúde, mas, por sua vez, usou da tribuna para esclarecer ao deputado tucano que o sistema de saúde da capital é municipalizado e que a Prefeitura de São Luís recebe recursos para atender esses pacientes que chegam do interior do Estado. 

Ele também responsabilizou o partido de Evangelista, o PSDB, de contribuir para aumentar a situação de caos em que se encontra a saúde do Maranhão e do restante do país. Ele lembrou que foram os tucanos que acabaram com a CPMF, imposto cuja arrecadação era investido na saúde. “Nós sabemos da importância que a CPMF tinha para a saúde.” 

Ele disse que nenhum dos hospitais citados pelo deputado, como Socorrão e o Aldenora Belo, tem nada a ver exatamente com o governo o Estado, mas defendeu que o governo faça um convênio para aqueles pacientes que precisam de um tratamento oncológico.

Comento:
Magno acerta metade dos motivos da falência do sistema público de saúde: a falta de financiamento (verbas). Neste ponto o parlamentar acompanha o pensamento abalizado de Adib Jatene que afirma com os atuais investimentos o SUS ruma ao colapso. Bacelar e os demais deputados deixaram de falar da deficiência de gestão que inclui incompetência e corrupção como a outra metade que compromete os sistemas federal, estaduais e municipais muito além de São Luis.    

Nenhum comentário: