Três empresas maranhenses figuram na lista das 1000 maiores empresas em vendas do Brasil em 2010, organizada pela Revista Exame. A edição especial da publicação de julho trás a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) em 209º lugar, a Companhia Maranhense de Refrigerantes ocupando a 931º posição e a Ceagro Business, de Balsas no 971º lugar. As três empresas ascenderam na lista.
Dos três casos de sucesso do Maranhão, o da Cemar era o único que já aparecia na lista na edição anterior, de 2009. Na época Companhia aprecia em 260º lugar e em2010, subiu 51 posições. As outras empresas, a Companhia Maranhense e a Ceagro Business nem apareciam no ranking anterior, são estreantes entre as 1000 maiores em presas do Brasil em 2010.
Dos três casos de sucesso do Maranhão, o da Cemar era o único que já aparecia na lista na edição anterior, de 2009. Na época Companhia aprecia em 260º lugar e em2010, subiu 51 posições. As outras empresas, a Companhia Maranhense e a Ceagro Business nem apareciam no ranking anterior, são estreantes entre as 1000 maiores em presas do Brasil em 2010.
O que rendeu à Cemar um resultado tão positivo neste ano foi o elevado percentual de crescimento na venda de energia elétrica de 2009 para 2010. Nesse período a Companhia cresceu 4,7%, chegando a um volume de vendas de US$ 1,408,8 milhões no ano passado. A empresa emprega 1.254 pessoas e 1,8 milhões de clientes. A Cemar também aparece na lista das 100 maiores empresas da região Norte e Nordeste, no 18º lugar, sendo que em 2009 estava na 25ª posição.
Segundo o presidente da Cemar, Augusto Miranda, o segredo do crescimento da empresa está ligado ao modelo de gestão adotado. “Tivemos um plano de investimentos de R$ 2,5 bilhões entre 2004 e 2010 que permitiu que a companhia estivesse pronta para atender a demanda quando ela surgiu. No ano passado o crescimento foi 16,2% e não nos pegou de calças curtas”, disse.
Ele disse ainda que a ampliação da demanda foi pulverizado pelas diversas classes de consumo. “Se não tivéssemos planejado e executado a expansão levaríamos muito tempo para atender as novas demandas. Uma nova estrutura de distribuição de energia elétrica leva de uma a dois anos para ficar pronta. A antecipação de cenários, a gestão austera, a aplicação de tecnologia e o foco no resultado e no processo em busca da eficiência, fez o resultado aparecer. ”, comentou.
Ele disse ainda que a ampliação da demanda foi pulverizado pelas diversas classes de consumo. “Se não tivéssemos planejado e executado a expansão levaríamos muito tempo para atender as novas demandas. Uma nova estrutura de distribuição de energia elétrica leva de uma a dois anos para ficar pronta. A antecipação de cenários, a gestão austera, a aplicação de tecnologia e o foco no resultado e no processo em busca da eficiência, fez o resultado aparecer. ”, comentou.
Novidades
Nem a Companhia Maranhense de Refrigerantes nem a Ceagro Business apareciam no ranking da Revista Exame de 2009, mas com crescimentos muito acentuados no valor de vendas no último ano, estrearam na lista ocupando respectivamente a 931ª e 971ª posições.
Nem a Companhia Maranhense de Refrigerantes nem a Ceagro Business apareciam no ranking da Revista Exame de 2009, mas com crescimentos muito acentuados no valor de vendas no último ano, estrearam na lista ocupando respectivamente a 931ª e 971ª posições.
A companhia de Bebidas cresceu 16,5% em 2010, vendendo US$ 214,6 milhões em 2010 e a companhia agropécuária cresceu 18,1% no mesmo período, vendendo US$ 202,7 milhões. (colaborou Ernesto Batista)
Marcela Mendes – O Imparcial
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