terça-feira, 26 de julho de 2011

Chapadinhamentenós - Passado e Presente‏


Por: Almir Moreira – Advogado 

O infindável  diálogo com o passado é o que nos move. O passado é a história, e sem a história não temos como nos guiar, negá-la ou furtar-se a conhecê-la é marchar a passos largos para repetir erros. Nosso sofrimento, nossas angústias, as injustiças estão todas ligadas ao falta de conhecimento do passado. A história não se dá em linha reta, mas em contra tempos, em movimentos às vezes bruscos, às vezes lentos, segue sempre para frente, mas vire e mexe reedita de forma caricata o passado. O tempo é o que se tem de mais resistente ele dura eternamente e faz o passado se prolongar para o presente. 

Por isso o que faz o grupo chapadinhamentenós deve ser aplaudido de pé por todos nós, seus encontros, antes de lembrar outros tempos e de rever amigos, aspectos salutares, convidam outras gerações a conhecerem nosso passado, e, por conseguinte para intervirem criticamente na nossa vida sócio-política. Preserva nossa memória não faz dela uma mera faculdade de engavetar recordações. Mostra a todos que o passado acompanha-nos na sua totalidade a todo o momento.

Minha gratidão a estes irmãos da Chapada por esta empreitada, ela motiva e renova esperanças, nos põe a pensar e rever conceitos. Pode deflagrar outros movimentos da mesma natureza ou agregá-los, grita para todos nós, esta terra é nossa e nossos talentos são tantos, não podemos ser só coadjuvantes, que o diga na sexta-feira a monumental interpretação de George Lima, para mim, sinceramente, não fica a dever nada a ninguém nesta matéria. Musicas enfadonhas na voz de consagrados, com ele ganharam vida, com ele se mostram arte, por ser arte sua magnífica interpretação. Gente nossa, gente daqui. George representou todos os nossos que podem muito bem atuar nos vários campos do conhecimento e que em várias situações são muitas vezes preteridos. Deu um tapa de luvas nos que vivem a buscar substitutos em outros cantos, como se aqui não soubéssemos medicar, advogar, adminsitrar, escrever, jogar ou plantar. 

Chapadinhamentenós escancara a nossa realidade e nos deixa o recado: o que passou, passou. Não. Façamos a leitura do passado para tirarmos bom proveito do futuro.  

Foto Blog do Willian Fernandes

2 comentários:

adriana disse...

Excelente texto Dr Almir.
O Movimento Chapadinhamente Nós deu um show de demonstração de talentos da nossa terra.
Lamento que uma multidão tenha se espremido numa outra praça pra ver o já batido ritmo da alienação a despeito do banho de história que foi dado e da alegria que emanava das pessoas que dançavam no salão do baile do sábado.
Quem perdeu jamais saberá o que aconteceu de bom no fim de semana.

Adriana Cunha

EDNEWTON VIANA disse...

Não tenham dúvidas, o que presenciei e sentí foi uma emoção muito grande e emocionante. "Chapadinhamente Nós", que este ano homenageou os seus fundadores, carrega na sua essência uma visão nostálgica do seu passado com os seus filhos e a sua gente, o qual eu faço parte. Tive a oportunidade de rever os meus amigos de infância, nas reuniões que parcipei no escritório do Mundoca, grande parceiro e amigo que conhecí, (bebi como nunca na vida), rs rs. Espero a parti de agora,poder parcipar sempre. Quero parebenizar os seus organizadores por esse evento grandioso. Quero aproveitar a oportunidade de dizer que farei uma doação ao "Chapadinhamente nós" da publicação de um portifólio, contando a história do que foi realizado esse ano. Um abraço a todos.
Ednewton Viana-Chapadinhense
Economista/Consultor da Câmara dos Deputados