terça-feira, 5 de julho de 2011

A Saúde do "Delirius Premius"


Membros do SINCHAP que participaram da reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizada na última quarta-feira (29), relataram, no site da entidade, uma série de problemas na Saúde Pública de Chapadinha e ouviram da Secretária Coutinho que, em contraste com as narrativas apresentadas por conselheiros, a gestão foi novamente premiada.

As Queixas
        
O rosário de reclamações teria iniciado com a diretora da Casa do Leite que informou que o órgão vem sofrendo uma série de exigências de parte da vigilância sanitária, fato que já teria comunicado ao comando da saúde, que, por sua vez, teria se comprometido a solucionar os problemas para evitar uma possível interdição, mas até o momento apenas 4 dos 14 pontos levantados pela fiscalização teriam sido equacionados.     

Na parte dos informes o conselheiro Fransejane afirmou que as reclamações ficam restritas às atas, em maioria sem solução prática, lembrou o caso do menino Renam, que teria sido velado vivo, fato que a SEMUS se comprometeu apurar, mas até agora não houve pronunciamento.

Segundo o conselheiro Paiva há partos que deveriam ser feitos aqui em Chapadinha, mas por falta de condições estão sendo deslocados para Mata Roma. Paiva (que é presidente do PT, partido da base aliada do governo municipal) reclamou dos contratos de prestação de serviços e lembrou que a secretaria de saúde já havia decidido fazer concurso para ocupar as vagas como manda a lei.

Na Pele

Uma conselheira cujo não foi revelado na matéria declarou ter sentido os problemas na pele: disse que procurou atendimento para sua filha de 10 anos no HCC e lá não havia pediatra de plantão e o atendimento também foi negado no HAPA, segundo ela.

Reconhecimento

Presente a reunião a diretora do HCC, Marise Bacelar, reconheceu os problemas, considerou as críticas dos conselheiros como verdadeiras e justas e, ainda, revelou que Dra. Lúcia, única pediatra que ainda serve ao município, está em vias de rescindir o contrato por atrasos em seu pagamento. Com isso a falta de pediatra que ocorre nas noites e finais de semana pode se estender aos demais dias e horários. 

Premiação (?) (!)

Em sua fala, como de costume, a secretária prometeu solucionar os problemas, disse que esteve com a governadora e que Roseana prometeu construir um hospital em Chapadinha e anunciou mais um prêmio recebido por sua gestão.

Segundo relata a página do SINDCHAP:a Dra. Coutinho tirou de sua bolsa a medalha de honra ao mérito que ganhou num congresso realizado em Recife-PE. Essa medalha denominada: “MEDALHA IMPERADOR DOM PEDRO II -  MÉRITO DA SAÚDE” (foto), é um símbolo que o Intituto Tiradentes  concede mediante pesquisa àqueles que possuem ilibada reputação ético-moral e a quem trabalha com dignidade, competência e interesse para com o desenvolvimento do seu Município. Isto quer dizer que Chapadinha foi reconhecida nacionalmente por ter um sistema de Saúde exemplar e desejável” disse o SINDCHAP.

Autismo vs. Desdém

A prefeitura se dá por satisfeita com a gestão da saúde enquanto não explode outro escândalo como o caso Renan, porém o drama maior é o diário de sofrimento. De outra parte, tem a premiação que aponta incapacidade (quase autista) de reconhecer a realidade, que pode ser entendida – por quem sofre as consequências – como puro desdém. 

Um comentário:

Alexandre Pinheiro disse...

O Dr. Almir Moreira manda comentário ao blog por e-mail, que reproduzo aqui para que os leitores conheçam o teor.

"Obs. tentei fazer um comentário ao seu texto, não consegui, não sei operar a máquina. rss... vou tentar repetir o que queria dizer, aqui. se puder incluir como comentário peço que faça, foimas foi mais ou menos assim:

A saúde de Chapadinha não vai bem, e o Conselho Municipal de Saúde e a Câmara Municipal têm tido compreensão e paciência com a situação. Só o tolo se vangloria com "honrarias" oriundas destes institutos ou organizações regados a grana. Sou apoiador, mas não sou bajulador. A critica honesta, como a sua, precisa ser feita para alertar justamente eventual ou corriqueiro surto de delirio por parte de quem deveria ser mais real do que qualquer outro. Parabéns, Alexandre, pela coragem e lucidez de seu texto.."