quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Governo do Estado e Sistema SAF Realizam Agritec em Chapadinha

Governador Flávio Dino na Agritec de Santa Inês

O Governo do Estado, por meio do Sistema SAF, e parceiros abrem a última Feira de Agricultura familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) de 2016. A feira começa nesta quinta-feira (01), na Av. Agostinho Ribeiro, bairro Areal, no município de Chapadinha, território Baixo Parnaíba. Prossegue até sábado (03).

O Sistema de Agricultura Familiar, Sistema SAF, é formado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).

Os parceiros na realização da feira são a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), prefeitura de Chapadinha e os movimentos sociais.

Os setores ligados aos movimentos sociais participantes são Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Maranhão (Fetaema), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Na Agricultura Familiar do Maranhão (Fetraf-MA), Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (Aconeruq) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A Agritec integra um conjunto de ações para o desenvolvimento do setor rural em todo o estado. Tem o objetivo de levar conhecimento e acesso às novas tecnologias fáceis e de baixo custo aos agricultores familiares do Maranhão. Esta será a 9ª edição da feira e, só este ano, com a realização de quatro edições foram capacitados 6.255 agricultores familiares do Estado.

A feira já está no seu segundo ano. Em 2015, foram quatro feiras, realizadas nos municípios de São Bento, Caxias, Açailândia e Bacabal, capacitando ao todo 4.888 agricultores e movimentando R$ 3.085.404,20 em comercialização e contratos com instituições financeiras. Este ano já foram realizadas quatro Agritecs nos municípios de Codó, Grajaú, Zé Doca e Viana e deixou 6.255 agricultores capacitados, além disso a Feira movimentou R$ 8.681.581,43.

SERVIÇO:
O QUÊ: Início da Agritec do Território Baixo Parnaíba – Chapadinha;
QUANDO: No período de 1 a 3 de dezembro;

ONDE: Av. Agostinho Ribeiro, bairro Areal, em Chapadinha.

Nenhum comentário: