sexta-feira, 26 de março de 2021

Vacinação Empacada, Informações Desencontradas e Desorganização Marcam Enfrentamento a Covid-19 em Chapadinha

Banner Publicado às 8 e Refeito às 10h30

Prefeitura e secretaria de saúde seguem dando sinais preocupantes de desorganização e incapacidade no enfrentamento da Covid-19 em Chaapdinha, até na divulgação de banner as informações são confusas e as medidas pra lá de duvidosas.

Hoje logo cedo a prefeitura divulgou um cartaz chamando para inauguração de um Centro de Vacinação e chamando idosos acima de 77 anos para se vacinar. Como a maioria dos municípios já vacina a faixa etária de 70 a 75 anos, as reclamações foram inevitáveis. Horas depois cancelaram o banner dos 77 anos e anunciaram que os maiores de 75 anos também poderão se vacinar.

Vamos ao texto da prefeitura que tem mais pontos preocupantes:

“A Prefeitura de Chapadinha através da Secretaria de Saúde inaugura amanhã (27), o Centro de Vacinação contra a Covid-19. Facilitar e melhorar as estratégias de imunização à população são os principais objetivos do Centro.

Junto à inauguração do Centro de Vacinação, uma parceria Município/Estado, será promovido o dia "D" da Vacinação contra a Covid-19 em Chapadinha. A ação contará com o apoio da Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA), UNIDADE REGIONAL DE SAÚDE DE CHAPADINHA (URE), CONECTA SUS, equipes de VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA e assessoria de comunicação do Estado. Iniciaremos às 9h da manhã a inauguração e a ação de vacinação do dia "D".

A Secretaria de Saúde disponibilizará em 3 pontos da cidade, ônibus para fazer o transporte de idosos e agentes de saúde dessas localidades.

Boa Vista / Mil Casas / Vila Isamara

A partir de 8h20, os ônibus estarão nessas localidades”.

O comunicado acima, publicado depois das 10h30, além de revisto sem tempo hábil para a efetiva inclusão dos idosos de 75 anos e de chamar para uma "inauguração" de espaço em local emprestado, remete a outras perguntas urgentes: por que não é possível utilizar as unidades básicas de saúde existentes para imunizar os idosos mais perto de casa e diminuir a aglomeração? Vamos continuar atrasados na faixa etária vacinada com relação aos municípios vizinhos?

Com a palavra prefeitura e secretaria de saúde. 

 

Nenhum comentário: