domingo, 1 de julho de 2018

Entre Mortos e Feridos Escapou a Vera

Presidente Vera após a Vitória 


Quando todas as atenções estavam voltadas para os nomes de Nonato Baleco e Neto Ponte para a presidência da Câmara, eis que a atual presidente Vera Lúcia aparece como reeleita com 10 votos recebidos da base do governo e da oposição.

Mas para entender o que de fato aconteceu é preciso voltar um pouco no tempo, para antes do tema da eleição da mesa diretora virar assunto de blogs e redes sociais.

Normalmente todo vereador deseja ser presidente da câmara e nesse sentido Vera queria permanecer por mais dois anos enquanto outros vereadores buscavam apoio dos colegas para formar chapa e conseguir vencer.

Tanto Vera quanto Neto Ponte buscaram viabilizar seus nomes primeiramente dentro da base aliada, quando vazou a notícia de que os 5 vereadores de oposição votariam em Neto com aval de Belezinha, ele passou a ter resistência dentro do governo. Vera Lúcia que tinha apoio do prefeito Magno foi vetada por dois vereadores governistas que descartaram apoiar sua reeleição.

Foi neste momento que Baleco surge como nome capaz de unir a ala governista e consegue demover Luís Barbeiro da chapa adversária. A saída de Barbeiro inviabilizou a chapa original da oposição, quando Neto abriu para Vera que recebeu apoio da oposição e venceu com 10 votos, incluindo o dos governistas Júnior Carneiro Netinho Gedeão.

A oposição que queria um presidente da câmara com “sangue nos olhos” para tentar cassar Magno Bacelar, conseguiu foi a reeleição da atual presidente que além de ponderada e experiente tem sido leal ao governo. O governo que não soube se articular apenas assistiu Vera ganhar por força e méritos próprios.

No balanço das muitas coisas a serem definidas depois, como se oposição fez o jogo do governo ou se o executivo terá problemas com a nova mesa diretora, o triunfo silencioso de Vera Lucia foi o prêmio de quem soube esperar e de quem seguramente é a única que tem algo a comemorar.

Foto: Júlio Foguinho

Nenhum comentário: