terça-feira, 6 de agosto de 2019

Negócios: Cachaçarias Começam a Despertar Interesse no Maranhão



Você sabia que o Ministério da Agricultura tem registradas 3.648 cachaças e 1.862 aguardentes de cana? Pois é, o Anuário da Cachaça Brasil 2019, lançado em maio aponta que são 951 os produtores de cachaça e 611 de aguardente. Somados, os dois representam cerca de um quarto do total de produtores de todas as bebidas registradas e produzidas no País, que é de 6.362. A bebida é produzida em mais de 800 municípios brasileiros, grande parte na região Sudeste, com destaque para Belo Horizonte e Salinas (MG). Já os registros de aguardente se concentram no Nordeste, especialmente em Fortaleza e Viçosa do Ceará.

Mas o Maranhão não fica de fora e recentemente começou a funcionar na Ceasa, localizada no bairro do Cohafuma a MG MA Distribuidora que conta com cachaças para todos os gostos e além delas, queijos de todos os tipos que podem acompanhar uma deliciosa degustação. Segundo Abel Jesus, proprietário do estabelecimento, a ideia surgiu após algumas pesquisas no mercado de São Luís. “Sou distribuidor de cachaças onde minha clientela abrange 90% dos bares botecos e restaurante de São Luís.

A ideia veio de Minas Gerais do mercado central de BH, que é referência no Brasil, inclusive até ganhou o prêmio terceiro melhor mercado do mundo e lá se tem a cultura de beber em ambientes como esse que montamos em São Luís. Fiz algumas visitas na Ceasa de São Luís e vim a descobrir que não existia isso aqui e gosto sempre de trazer a novidade”, conta o empresário.

Em relação aceitação do público ele adianta que vem tendo uma grande aprovação. “O público é formidável aceitação ótima todos gostam da degustação muitos estão encontrando amigos de longas datas que já não se viam a tempos. Alguns estão marcando para fazer a feira pro almoço de domingo e aproveitam para realizar um encontro na cachaçaria”, afirma.

Segundo o diretor executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), Carlos Lima, disse que o anuário representa um importante passo para o crescimento e o aprimoramento do segmento no País. “A cadeia produtiva da cachaça é hoje responsável por empregar mais de 600 mil brasileiros. Tendo em vista a produção distribuída em 26 unidades da federação e a quantidade de produtores registrados, esperamos obter um maior apoio do governo brasileiro para que o desenvolvimento da categoria se dê de maneira sustentável nos próximos anos, contribuindo ainda mais para a geração de emprego e renda no país”, observou.


Jeff Lauande - O Imparcial

Nenhum comentário: