quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Cemar Orienta a População de Chapadinha Sobre Segurança com a Rede Elétrica



Nessa quinta-feira, dia 08 de agosto, Chapadinha recebe mutirão de conscientização da Cemar. Será na praça Coronel Luiz Vieira, a partir das 9hs. Além disso, farão visitas as escolas municipais em prol de orientar sobre segurança com eletricidade. As ações fazem parte da Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica da Abradee — Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica.

Ciente da responsabilidade com o estado onde atua, o Grupo Equatorial Energia e a Cemar, mais uma vez aderiu à Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica da Abradee. A campanha criada em 2006, vem ao longo dos últimos anos, alertando a população para redução de acidentes com eletricidade, além de reforçar ações contra as principais causas de mortes por contato com a rede elétrica.

Em 2019, a XIII edição da Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica, acontece entre os dias 05 a 11 de agosto, com o slogan: “É aí que mora o perigo, eu me ligo na vida! ”. A iniciativa desse ano, chama a atenção da população para acidentes com a rede elétrica e os cuidados que devem ser tomados no dia a dia, além de situações como:  instalar ou consertar uma antena de Tv, construção e reformas de prédios, poda de árvores, manuseio de equipamentos agrícolas e até a brincadeira de empinar pipas da garotada.

Para marcar a Semana Nacional de Segurança, que pretende alcançar cerca de 120 milhões de pessoas - por meio das 43 distribuidoras de energia do país que aderiram à campanha - a Cemar organizou uma força-tarefa, em todo o estado do Maranhão com mutirões de conscientização, panfletagem, palestras e vistorias em obras nas comunidades por profissionais preparados para dar orientações sobre as questões de segurança com a rede elétrica.

REDUÇÃO DE CASOS - O amplo trabalho de conscientização tem mostrado bons resultados, traduzidos na queda do número de acidentes entre a população brasileira envolvendo a rede de energia, nos últimos anos. Dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) destacam como principal responsável pelas mortes ocasionadas pelo contato com a rede de energia a construção/manutenção predial, com 55% dos casos, que equivale a 89 mortes por ano, e logo em seguida acidentes com cabo energizado no solo, respondendo em 2018 por 12% (20 casos), mas que vem apresentando uma queda gradual na apuração dos dados, nos últimos 5 anos. Operação de máquinas agrícolas, 9%, ligações clandestinas (“Gato”) e poda de árvores, com 7%, empinar Pipa/Papagaio, 6% e instalações de Antenas de TV, 4%.

No total, foram registrados pelas distribuidoras 891 acidentes em todo o país em 2018. Destes, 271 foram de maior gravidade e ocasionaram a morte das vítimas (no ano anterior, foram registrados 19 casos fatais a menos). Sendo que 31% dos casos aconteceram no Nordeste.

Reforçando seu Valor Segurança, a Cemar alerta constantemente sobre os perigos que a falta de cuidados ao executar trabalhos com aparelhos elétricos ou nas proximidades da rede elétrica podem oferecer.

Segurança com antenas
·         Quando houver rede elétrica nas proximidades, a instalação de antena deve ser efetuada por profissional qualificado e experiente longe da rede elétrica;
·         Jamais arremesse o cabo utilizado para ligações de antenas sobre a rede elétrica, mesmo que este seja encapado, pois a capacidade de isolamento do cabo não é suficiente para evitar a passagem da eletricidade existente nas redes elétricas;
·         Marquises de edifícios comerciais ou residenciais jamais devem servir para instalação de antenas devido à proximidade das redes elétricas;
·         Ao manusear a antena de TV ou celular rural, a pessoa não deve se aproximar ou tocar na rede elétrica;
·         Instalar a antena o mais longe possível da rede elétrica. Preferencialmente do lado oposto ao da fiação.

Dentro de casa
·         Não deixar a fiação ao alcance das crianças;
·         Revisar no mínimo a cada 5 anos as instalações elétricas de residências e estabelecimentos comerciais;
·         Evitar utilizar extensões para alimentação de vários aparelhos;
·         Não mexer no chuveiro ligado;
·         Usar protetores nas tomadas, evitando que objetos sejam introduzidos nas mesmas por crianças;
·         Redobrar a atenção no uso de equipamentos elétricos em ambientes úmidos ou molhados.

Manutenção predial
·         Na construção ou manutenção predial próxima a rede elétrica, manter distância segura ao manobrar materiais e equipamentos (distância mínima de 2 m);
·         Certificar-se de que as instalações não estão danificadas, com "gambiarras" e adequadas à carga elétrica;
·         Atenção no manuseio de equipamentos elétricos com a presença de água;
·         Cuidado no manuseio de vergalhões, canos, calhas e objetos metálicos próximo à rede elétrica.

Segurança na construção
·         Somente profissionais habilitados devem executar serviços em instalações elétricas;
·         Construa observando a distância mínima de 2 metros da rede elétrica;
·         Desligar sempre aparelhos elétricos antes de limpar ou fazer pequenos reparos;
·         Andaimes precisam estar montados de acordo com as normas de segurança para evitar contato ou aproximação das redes elétricas.

Manuseio de Equipamentos Agrícolas
·         Desvie os equipamentos dos estais (estirantes ou rabichos). Eles seguram os postes;
·         Não corte nem mude os estais de lugar;
·         Abaixe as barras do pulverizador ao passar debaixo dos fios;
·         Evite parar a colheitadeira debaixo da rede elétrica. Não suba nela se estiver perto dos fios;
·         Atenção ao regular o equipamento de irrigação nas áreas próximas a redes elétricas. Se o jato de água atingir os fios, pode ocorrer curto-circuito.

Dicas gerais:

Cabos Soltos
Sempre que for identificado algum cabo de energia elétrica rompido, ou caído no chão, acione a Companhia, pela Central de Atendimento 24 Horas – ligando grátis no 116.

Benjamim ou “T”
Todo cuidado é pouco. Vários aparelhos elétricos no benjamim ou “T” sobrecarregam a tomada, provocando um superaquecimento dos fios que podem causar um curto-circuito.

Água ou umidade
Nunca use aparelhos elétricos em locais com água ou umidade, nem com as mãos ou os pés molhados. O choque é inevitável.

Trocar lâmpada
Ao trocar uma lâmpada, nunca toque na parte interna do bocal (parte metálica). Segure somente pelo vidro.



Assessoria de Imprensa da Cemar


Nenhum comentário: