terça-feira, 14 de março de 2023

RPV - Belezinha Manda Projeto para Adiar Pagamento a Pequenos Credores da Prefeitura


 

Tramita na Câmara Municipal de Chapadinha um Projeto de Lei que altera a sistemática de pagamento de pequenos valores devidos pela prefeitura a servidores, fornecedores e cidadãos em decorrência de sentença judicial.

Pelo projeto (nº 002/2023) qualquer valor devido à prefeitura acima de R$ 7.507,49 vai entrar na fila de precatórios e na prática ter pagamento adiado, ficando na maioria dos casos para as próximas administrações quitarem as dívidas.

Atualmente toda condenação de pagamento por parte da prefeitura de menos de 36 mil reais é considerado Requisição de Pequeno Valor – RPV e, por força de lei, deve ser pago no prazo de 60 dias.

Mas em caso de aprovação do PL 002/2023 todos os débitos acima de R$ 7.507,49 terão pagamento mais lento e burocrático.

Nos bastidores e em grupos de whatsapp advogados reclamam do Projeto de Lei que consideram prejudicial aos credores da prefeitura de forma geral, especialmente aos mais vulneráveis economicamente. Mas ainda não houve manifestação pública a respeito.

Vereadores de oposição enxergam o projeto como manobra para jogar pagamentos a futuros gestores e se movimentam para apresentar emendas aumentando o valor para o pagamento do RPV municipal.

Enquanto tenta aumentar o valor da Requisição de Pequeno Valor – RPV para protelar pagamentos, a prefeitura – seguidas administrações, inclusive a atual – continua deixando de pagar direitos como o 13º salário e férias a servidores contratados e cargos comissionados, ou seja, prossegue fazendo dívidas e jogando a quitação para depois.    

Recorte do Projeto de Lei da RPV


Nenhum comentário: