sexta-feira, 17 de março de 2023

Na Surdina: Prefeitura de Chapadinha Realiza 20ª Conferencia Municipal de Saúde


 

Sem banner na página oficial do município, sem matéria em qualquer das dezenas de blogs que tem a disposição e sem qualquer divulgação... Assim, meio que na surdina, será realizada a 20ª Conferência Municipal de Saúde de Chapadinha, no próximo dia 24. Veja recorte abaixo.  

A Conferência Municipal de Saúde, que em gestões anteriores – inclusive na anterior de Belezinha, costumava ter ampla divulgação, hoje para ter conhecimento da realização o cidadão precisa acompanhar os Diários Oficiais que a prefeitura é obrigada a divulgar pra garantir a legalidade do ato.

As conferências de saúde são eventos oficiais periódicos de debate, formulação e avaliação de políticas públicas ligadas ao setor. Além da escolha dos membros do Conselho Municipal de Saúde, há debates sobre temas da saúde entre o poder público e a sociedade, garantindo a participação e o controle social na elaboração e gestão das políticas de atendimento, atenção básica, investimentos, prestação de contas e fiscalização.

Hoje na prática o Conselho Municipal de Saúde é formado por aliados da prefeita municipal e não se tem mais notícia de fiscalização do órgão sobre o sistema de saúde local.

O segredo guardado em torno da realização da conferência tem se mostrado a estratégia mais eficiente para anular as ações que o Conselho Municipal de Saúde vinha adotando ao longo de sua história.   

Decreto de Convocação Clique pra Ampliar



Nenhum comentário: