sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Gerências e Gerentes Regionais

A governadora Roseana Sarney (foto) anunciou ontem (25) a volta das Gerências Regionais na estrutura administrativa. A idéia de ter um representante direto do governo nas diferentes regiões é boa, o problema percebido nas experiências anteriores foi a falta de definição quanto ao papel dos gerentes.

Como município mais importante do Baixo Parnaíba, cabe a Chapadinha sediar a Gerência. Mas o cargo nunca foi ocupado por um chapadinhense devido às disputas políticas locais. Para não correr o risco de contrariar os grupos paroquiais, os governantes optaram por indicar pessoas de fora para o cargo.

Nos governos Roseana e José Reinaldo, por aqui passaram vários gerentes. Alguns tão apagados que nem puxando muito pela memória conseguimos lembrar seus nomes.

Dentre os representantes imediatos do governo, apenas dois deixaram boa impressão em Chapadinha. O primeiro gerente regional Carlos Eduardo e o último, Tadeu Lima.

Carlos Eduardo fixou residência em Chapadinha, era interessado em todos os assuntos do governo ao ponto de intermediar pessoalmente conflitos agrários comuns à época de modo a evitar violência policial em reintegração de posse, por exemplo. Além disso, Cacá, como ficou conhecido por todos, fez amigos até entre os setores de oposição ao grupo Sarney.

Tadeu Lima matinha o mesmo esforço em participar da vida pública e social de Chapadinha, homem de diálogo e com muitos serviços prestados, sobretudo na Zona Rural, Tadeu nunca se desligou de Chapadinha, mantendo aqui até hoje inúmeras amizades e seu domicílio eleitoral.

Fica a torcida para que o próximo Gerente Regional seja da mesma estirpe dos dois que consegui me lembrar.

3 comentários:

Manoel Felipe Sales Pinheiro disse...

Irmão é lamentável perceber que você não tenha muito conhecimento sobre a geografia do Maranhão assim como a maioria da população chapadinhense. Chapadinha não está situada na região do Baixo Parnaíba e sim na região de Chapadinha. O motivo para todos acharem que ela está na região do Baixo Parnaíba, é que, a de gerência da região do Baixo Parnaíba foi instalada em Chapadinha por questões políticas.

Abraços,

Manoel Felipe

Alexandre Pinheiro disse...

Tem razão quanto a geográfia. Houve tempo que era região do Munim, médio Munim e coisa e tal. Falo Baixo Parnaíba por questão política mesmo.

Manoel Felipe Sales Pinheiro disse...

Tudo bem meu irmão. Já que vivemos numa cidade que "respira" política, considero que todos já se acostumaram com essa ideia e que é difícil reverter esse pensamento.