segunda-feira, 4 de abril de 2011

Eleições 2012 Começam Agora


Este blog iniciará, a partir de hoje, uma série de matérias especiais sobre as eleições do ano que vem. Para efeitos de organização dividiremos a abordagem em duas temáticas distintas com o objetivo de separar cada assunto. 

Vamos tratar de estratégia eleitoral, análise de conjuntura e pesquisas de opinião; num tópico. Programa de governo e estudo de problemas municipais; em outro. 

Tal separação é necessária porque nem sempre as estratégias eleitorais caminham às claras e, no meio político, este e o campo das batalhas nem sempre muito limpas. Dizem que na política a única feia é perder, por isso, mesmo que possamos considerar certas posturas questionáveis, teremos de abordá-las na ótica da eficiência e dos resultados práticos eleitorais. Usar neste sentido um caminho diferente seria ver o embate eleitoral com o olho míope de como deveria ser, deixando de nos aproximarmos dos prognósticos ao deixar de entender o jogo como ele é. 

Completamente diversa é a discussão sobre os problemas do município. Se no jogo eleitoral a sociedade pode tolerar certas demasias, na questão dos problemas de cada cidade não se deve aceitar a manipulação ou a fuga ao debate das mazelas locais. Principalmente não permitir que os fogos, as parafernálias de som e a massividade de eventos se sobreponham aos planos de governos. 

Boa parte do que acontece hoje vem justamente do fato de a política ter se tornado uma espécie de FLAFLU mais apaixonado e irracional que o verdadeiro clássico futebolístico.

Vamos começar no próximo post trazendo uma enquete fundamental para iniciar o debate da estratégia eleitoral de cada grupo. Explico mais tarde. Aguardem!

Em tempo:
1 - No primeiro texto sobre os Problemas Municipais abordaremos a Questões da Saúde, trazendo primeiro um breve histórico de 1989 até os dias atuais. 

2 - Quem desejar contribuir com o debate favor enviar e-mail para: chapandre@hotmail.com.        

2 comentários:

Unknown disse...

Boa noite Alexandre apesar de estar na Argentina, não se consegue desligar, eu acredito que sempre se estar pensando na próxima eleição, aqui neste ano também haverão eleições, que serão presidenciais e a Cristina Kirshner já marca pontos para reeleição... apesar de reeleição ser ruim em todos os aspectos, as vezes é necessário o povo dizer que não quer. Em alguns casos não. Nós festejamos o aniversário de chapadinha, e como já não é tão jovem, precisa acertar... Eu que sempre fui cidadão Chapadinhense nesta eleição também serei eleitor chapadinhense, estou ainda aguardando as propostas dos candidatos e quem sabe até novos candidatos. Salientamos que necessitamos de maiores cuidados e até alternativas pra esta cidade que é uma das mais alegres do nosso estado e que precisa de um legítimo administrador... que tenha todo amor e interesse em fazer a cidade que sonhamos.

Abraços Portenhos,
desde Buenos Aires capital mundial do tango...

Abisai Garreto

Alexandre Pinheiro disse...

Caro Abisai,
Senti mesmo a falta do amigo e do companheiro de lutas. Bom saber que mesmo a distância acompanhas as coisas da nossa Chapada. O desejo de bons nomes na disputa e sonho de uma classe política mais qualificada continuam vivos. Vamos ver se, com sua presença, possamos avançar neste sentido. Abraço e aproveite terra de Carlos Gardel por mim!!!!