quinta-feira, 7 de abril de 2011

Prefeitura Inicia “Operação Cidade Limpa”


O blog do William traz uma matéria sobre a limpeza da cidade. Vamos a ela depois volto comentando.

“A prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro realizou, na última terça, pela manhã, uma reunião para tratar da limpeza do município. Estavam presentes o novo coordenador da limpeza pública, Levi da Silva Mota, o Murici, o assistente do departamento, Chico Prata, o diretor da Guarda Ambiental, Costa, o vereador França Nilo e alguns órgãos da imprensa local.

Danúbia disse que a partir de agora, o município irá punir quem causar sujeira na cidade com a colocação de entulhos em vias públicas e lixo doméstico em horário e locais inadequados.

Ela reconhece que está havendo desordem no município. "Tenho notado que muitas pessoas colocam o lixo após a passagem do carro que faz a coleta. Vejo também que temos uma grande quantidade de entulhos nas ruas do Centro e da periferia da cidade. Não temos obrigação de recolher galhos de árvores e restos de construções. A responsabilidade é de quem produz", disse a prefeita.

Multa para os "sujões"

Danúbia disse que foi montada uma comissão para coordenar as ações de coleta do lixo, a fim de manter a cidade limpa. "Criamos uma comissão composta pelo Levi Mota, Chico Prata, Jesusmar e pela Guarda Municipal, que irá multar quem desrespeitar as normas estabelecidas daqui pra frente. Vamos dar um prazo para as pessoas recolherem o entulho ou o lixo doméstico colocado em lugares impróprios. Quem não cumprir: multa!", disse a prefeita.

Mas antes de começar a agir com mais dureza, a prefeita determinou que fosse feita uma limpeza geral de todo o entulho existente na cidade. O "arrastão" começou na terça-feira, dia 5. A prefeita pede à própria população colabore, denunciando quem não colaborar com  limpeza da cidade, ligando para os números do "DISK DENÚNCIA":
3471 3753 – Prefeitura, 9143 2311 – Murici, 9174 1561 - Chico Prata”

Comentário Nosso:

O trato com o lixo é uma das coisas mais que mais traduz o imediatismo das  autoridades e da sociedade em geral. O povo quer que os governantes tirem o lixo da porta das casas e só. Ninguém quer saber se os caminhões são apropriados ou se o lugar onde se coloca o lixo é adequado. A prefeita está correta em tentar dar mais efetividade à coleta impondo aos responsáveis por entulho o dever de retirá-los das ruas, é assim em toda cidade respeitável.

A situação do Aterro Sanitário de Chapadinha é preocupante. Por falta de correções  e defeitos de projeto o lixo que produzimos está contaminando o meio ambiente. Sobre isso estou preparando uma matéria mais ampla pra iniciar esse debate.  

Um comentário:

Unknown disse...

ESSA FOI MAIS UMA FORMA DE ARRECADAR DINHEIRO PARA OS COFRES DA PREFEITURA.MAS SERÁ QUE OS CARROS DA COLETA VÃO PASSAR NO BAIRRO DO JAPÃO?E ONDE VAI SER COLOCADO MAS ESTE DINHEIRO QUE VAI ENTRA NA CONTA DA PREFEITURA?
EM VEZ DELA ESTA COLOCANDO PESSOAS PRA FICAR FISCALIZANDO OS ENTULHOS DA CIDADE ELA DEVERIA ERA OLHAR PRA A SAÚDE QUE NÃO TEM NADA AS PESSOAS ESTÃO MORRENDO POR FALTA DE ATENDIMENTO ADEQUADO.AS RUAS QUE ESTÃO AS ESCURAS CHEIA DE BURACOS NOSSA CHAPADINHA ESTA QUASE UMA CHAPADA POR QUE NÃO TEM NADA MAIS.