quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Roberto Costa, Marcos Caldas e a Saúde Sem Dono no Maranhão


Os deputados governistas Roberto Costa (PMDB) e Marcos Caldas (PRB) travaram um importante debate sobre a gravíssima situação da Saúde no estado. Costa tentava colocar o problema na conta dos prefeitos e em especial João Castelo, quando foi confrontado por Caldas no tocante à responsabilidade do governo Roseana Sarney. 


- Na opinião de Costa, os parlamentares oposicionistas também deviam fazer uma vistoria nos hospitais municipais, como o Socorrão I e II, que segundo ele, “a população está sofrendo” com o atendimento oferecido. Foi aí quando o deputado Marcos Caldas (PRB), que é da base do governo Roseana na Casa, interveio, afirmando que “a saúde do Estado não funciona” e que era “um caso de polícia”.


- Eu não sou advogado de ninguém e nem estou aqui para defender o indefensável, mas já fui ao Socorrão (foto) e realmente lá a coisa é feia. Mas o problema, deputado, é que a saúde do Estado também não funciona. E aí fica muito difícil só o Socorrão resolver todos os casos do município e do Estado. Na região do Baixo Parnaíba, que é a região que onde são atendidos pelo Piauí, foi cortado o convênio com o Piauí e o povo do Baixo Parnaíba está morrendo dentro dos carros, querendo ser atendido no Piauí e não é mais atendido. E quando mandamos para cá o único hospital que recebe é o Socorrão e assim mesmo às vezes pessoas com acidentados e com fraturas expostas, passam de 30 dias para serem atendidos porque a fila é muito grande. Já teve casos de pessoas que vieram da região e eu acompanhei, que perdeu perna, que perdeu dedo e que perdeu muitas e muitas coisas. Então, nós temos que reaver essa situação, porque a saúde no Maranhão hoje é um caso de polícia. Só queria complementar. Muito obrigado – disparou Marcos Caldas.


Constrangido ao ver que um próprio colega de bancada governista estava criticando a péssima gestão da governadora Roseana Sarney na área de Saúde, Roberto Costa, sem argumentos e totalmente envergonhado com a saia justa que o colega que lhe meteu, tentou colocar a culpa nos prefeitos a fim de justificar o caos pelo que passa o sistema de saúde do Estado. – Agora, antes de nós também, deputado, vamos ver nos nossos municípios o que os nossos prefeitos, que recebem recursos também no município, do SUS, o que eles estão fazendo com os nossos recursos? – disse Costa.


Marcos Caldas não deixou por menos e emendou dizendo que os hospitais do Estado estão fechados e que, por isso, todos recorriam aos Socorrões, finalizou. 


Comentário Nosso
Os melhores e mais honestos especialistas na área da saúde são unânimes em apontar a falta de financiamento (verbas) para o custeio da saúde pública, depois da queda da CPMF, como problema maior do setor. O drama é mais grave no Maranhão por falta de gestão e seriedade dos agentes políticos de situação e oposição. Para a oposição - que nunca indica soluções - o assunto só serve para desgastar o governo. Do lado do governo qualquer escândalo com vidas ceifadas e tudo vira probleminha venial, maximizado pela má vontade da imprensa e oposição. Compaixão e solidariedade com quem realmente sofre as conseqüências ninguém vê. Isso serve para o Maranhão, São Luis, Chapadinha...      

Com Informações de John Cutrim, Agência Assembleia e Foto de O GLobo

Nenhum comentário: