terça-feira, 14 de maio de 2013

HAPA: Desculpas Esfarrapadas Não Resolvem Problemas

HAPA Lotado Ontem: Segunda-Feira de Poucos Acidentes

O pronunciamento oficial sobre as ocorrências do último domingo no único hospital de Chapadinha acabaram confirmando a extrema precariedade da saúde pública municipal. Em entrevistas e informações repassadas a blogs, secretário de Saúde e diretora do HAPA tentaram se explicar.   

A diretora do HAPA contestou a informação de que o aparelho de “raio x” estivesse quebrado, segundo ela uma nova pane o sistema elétrico desconfigurou o equipamento, ou seja: estava inoperante mesmo.

Com relação a acidentados mandados pra casa por falta de leito, Josy disse que todos foram avaliados por médicos e não deixaram de ser atendidos e medicados. Sobre eventual necessidade de os pacientes ficarem de observação como é praxe em caso de acidentes e com relação à falta de leitos nada foi falado.

Como se apenas as vítimas de acidente de trânsito fossem responsáveis pela superlotação, o secretário de Saúde Charles Bacellar informou que vai debater com o juiz Cristiano Simas medidas para reduzir o número de acidentes nas vias de Chapadinha. Ao invés de empreender medidas urgentes que possam aumentar o número de leitos, o secretário tenta resolver problema da alçada de outros agentes públicos.

A violência no trânsito de Chapadinha é assunto sério e complexo, seu debate não pode se restringir a duas autoridades. A não ser que se queira apenas mudar de assunto ou inocentemente se acredite que um decreto ou sentença tenha o poder de proibir acidentes...        



Nenhum comentário: