terça-feira, 7 de maio de 2013

Os Heróis da Vassalagem



A concessão do título de Cidadão Chapadinhense a Flávio Dino, aprovada na noite de ontem, com voto contrário de três vereadores da prefeita Belezinha, acabou antecipando o embate entre as lideranças locais que se vinculam ao projeto de mudança liderado pelo presidente da EMBRATUR com os caciques que acompanham o grupo Sarney com tudo que ele representa de indicadores sociais lastimáveis e concentração de poder por mais de 50 anos.

Sob o argumento de falta de serviço prestado, a submissão municipal tentou impedir uma homenagem a Flávio.  As mesmas pessoas que em março concederam 14 títulos a algumas senhoras – que aqui não se vai aprofundar a falta de serviços prestados para não fulanizar o debate – são os tais que agora se insurgem contra Flávio, tendo o “serviço prestado” como desculpa para a mais gritante manifestação de vassalagem vista em Chapadinha.

Qualquer um pode criticar Roseana pelos resultados de seu governo, mas não se pode desconsiderar que ela é um quadro político nacional, que incorpora toda a pompa do cargo maior do estado e, por isso mesmo, sabe que essa tentativa de constrangimento em nada altera o jogo da sucessão estadual. E ainda pelo nível de comando alcançado, talvez ela tenha saído de Chapadinha enojada com a mesquinha e desnecessária demonstração de subserviência.

Enquanto se acusa alguns de tirar proveito político do apoio ao Flávio Dino da mudança contra a oligarquia, sempre haverá outros heróis na desinteressada tarefa de adular, bajular e puxar Roseana Sarney.  

Nenhum comentário: