quarta-feira, 22 de maio de 2013

Os Cariátides da Câmara



Por: Anaximandro  Cavalcanti – Psicólogo

Muitos vêem o político como um neurótico se apoderando do poder mediante corrupção, visando tão somente o prazer individual. A política ocupando todos os espaços de sua mente. Que pensa de forma reducionista, vendo o eleitor apenas como moeda de troca.

Estive acompanhando algumas sessões na Câmara Municipal e ao que me parece, seu maior problema é seu complexo de inferioridade, haja vista os ataques como formação reativa, uma disputa ritualizada, e a insistência em apregoar uma suposta ruptura no governo, como um buraco na fechadura de onde algo nefasto escapa do inferno para a terra.

Infelizmente alguns usam da tribuna como local simbólico de poder e gozo, servindo de aferição para seus desejos reprimidos de: ambição, poder, exclusão e privação, competição, fuga da realidade, machismo, compensação do complexo de inferioridade ou desejo de superioridade, desespero por um hiato na historia de nosso município, onde podem desfilar toda sua virilidade desferindo golpes cegos como Dom Quixote a um dinossauro político. Seria interessante se todos pensassem profundamente, e deixassem a inveja de lado, e fizessem uma reflexão sobre o que a cidade está ganhando com essa guerra de egos feridos, isso certamente geraria um melhor entendimento entre as partes. Todos sabemos dos problemas na saúde, educação, trânsito, comércio e passantes que pedem emprego. Não é de hoje que esses males nos afligem, mas essa discussão sobre quem fala mais *¨!@++## não nos leva a lugar algum!

No passado assim como hoje floresceram novas esperanças, o governo atual assim como o do passado parece não poder dar solução, acredito que todos tentaram, de Pontes a Ducilene. Chaplin em seu “O Ultimo Discurso” fala que o poder que se arrebata há de retornar ao povo. E assim como ele fala à sua amada Hannah, também fala a todos nós... levanta os olhos! Vês, Hannah? O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam! Estamos saindo da treva para a luz! Vamos entrando num mundo novo - um mundo melhor, em que os homens estarão acima da cobiça, do ódio e da brutalidade. Ingênuo Chaplin, a 73 anos proferiu esse discurso, e o sol ainda esta por romper as nuvens.

Mas quando formos à Câmara Municipal não esqueçamos da importância da Democracia, e não deixemos que esse sentimento de mudança não pereça, mesmo que eles tenham sido tentados pelo poder pervertido que corrompe. Quando nos lembramos de 2012, certamente nos virá à nostalgia e até a ingenuidade de nosso desejo de mudança. Se voltarmos nossos olhos para o presente, nos sentiremos como aqueles senhores moradores da cidade de Woldercan de “As Sete faces do Dr. Ló”.

Temos de ser justos com a Câmara, alguns realmente levantaram e ainda se mantém numa posição firme de mudança, mesmo que alguns se enamorem  da política sádica, se mostrando insensíveis, perdulários, clientelistas e sedutores, com finalidade apenas de ganho próprio.

Esses 15 nobres senhores representam o nosso íntimo, o que há de mais nobre e verdadeiro, falso e enganoso, são reflexo de nós mesmos, fomos nós que nos identificarmos com eles, culpá-los, ou criticá-los é o mesmo que negar nossa consciência. Não nego a missão Herculana, sobretudo os da situação, vejo-os como as Cariátides de Erectéion, a pergunta que faço é: Irão suportar tal pressão, ou sucumbirão e perderam a razão que já levou muitos ao esconderijo do esquecimento popular? Aliás, mudança por enquanto, só para aqueles que advogam o contrário, o anti-governo, sendo que a oposição assim como a situação está totalmente congelada, em estado de animação suspensa como ”Steve Rogers”, embora a promessa da mudança, desenvolvimento e transparência jamais cesse.




Nenhum comentário: