Trecho Entre Chapada Limpa e Santana em 26/01/15 |
Enquanto
o governo municipal enche a boca pra dizer que fez estradas de qualidade e com
recursos próprios, a realidade mostra que além de péssimas e custeadas com
dinheiro da União ou do Estado, há fortes indícios de desvio de recursos como sugere um relatório do INCRA sobre convênio anunciado como a última maravilha
em termos de estradas do interior.
A
qualidade das obras pagas por órgãos estaduais e federais e tocadas por
empresas ligadas a Belezinha são sistematicamente reprovadas pelos moradores por
relatórios oficiais como o que foi divulgado pelo vereador Manin Lopes / PT em
2014, que aponta claros sinais de desvios de verbas e corrupção.
Campanha Eleitoral: Inácio e Belezinha "Inaugurando" Estrada do Maceno |
No
dia 21 de setembro de 2014 o então candidato a deputado estadual Zé Inácio (ex
superintendente do INCRA) visitava a localidade Maceno acompanhado de toda a
cúpula do governo Belezinha, dando a obra como concluída.
Quatro
dias antes da visita eleitoral, em 17 de setembro, os engenheiros do INCRA,
Djalma Furtado de Mendonça Neto e Elpídio Régis Neto, em companhia do
engenheiro da prefeitura Edvaldo Paz Nunes estiveram na mesma estrada e
constataram um quadro muito diferente do anunciado pelo executivo municipal.
Recorte do Relatório do INCRA, Clique pra Ampliar |
Estrada Costela de Vaca
Na
primeira parte examinada pela equipe do INCRA, da BR 222 à Localidade Maceno
(mesmo local do evento político), o relatório é demolidor contra o discurso
oficial. “O trecho apresenta condições semelhantes às da época em que foi
legitimado (o convênio), já com “costela de vaca” no seu leito estradal,
material de revestimento com pouca piçarra e alto teor de finos. Essas
deformações decorrem da falta de capacidade de suporte da estrada, conseqüência
da carência de material laterítico no revestimento primário e ausência de
compactação com equipamento adequado, no caso, rolo compactador”, diz o
relatório do INCRA, em linguagem técnica, para evidenciar a enganação.
Ainda
no relatório de vistoria técnica sobre o convênio entre prefeitura de
Chapadinha e INCRA, consta a falta de transparência na ausência de placas
informativas e que a empresa contratada pela prefeitura deixou de fazer bueiros
e pontes previstos no contrato. “Em relação ao que pode ser visivelmente
detectado, notamos que a placa da obra não foi instalada, que não houve compactação
com rolo, que o nível da estrada está abaixo do terreno natural, que não foram
executados os envalamentos e saídas laterais, que a plataforma está sem
conformação, que as jazidas encontraram-se ao lado da pista (dentro do trecho),
que não houve construção e nem recuperação de bueiros e que não houve
recuperação da ponte prevista em planilha”, conclui o relatório.
Trecho
2: Mesmos Vícios
Ainda
na parte do relatório a que o blog teve acesso, no segundo trecho, 15
quilômetros do Maceno à Chapada Limpa, o INCRA aponta as mesmas
irregularidades. “Do povoado Maceno até o início da Reserva Extrativista
Chapada Limpa, o trecho apresenta os mesmos vícios constritivos dos relatados no
trecho 1”, registra o relatório oficial do INCRA.
1,2 Milhão Liberado e Nada de Estradas |
Outros
Trechos: Nada Foi Feito
Conforme
relato dos presidentes de associações e a presença do titular do blog (no dia 26 de Janeiro de 2015) confirma,
no restante do percurso contemplado pelo convênio nada (absolutamente nada) foi
feito. Da Chapada Limpa ao Povoado Santana (10 Km) nenhuma obra existe; da
Santana ao Povoado Laranjeira (18,5 Km) continua como há décadas; da Laranjeira
ao Povoado Arrodeio (10 Km) nem raspagem houve; da Tiririca ao Cercadinha (4
Km) da mesma forma não teve obra e; por fim, completando os 85,86 Km
contratados, nos 13,33 Km da Laranjeira ao Juçaral nenhuma pá de piçarra foi
colocado.
R$ 1.121.646,19
Pagos e Nada de Estradas
Ainda
de acordo com o relatório do INCRA foram liberados R$ 1.121.646,19, cerca de
45,93% dos 2.591,646,19 previstos e o que se verificou por relatos de
moradores, visita ao local e relatório foram obras pessimamente feitas,
recursos aplicados ninguém sabe com o que e promessas abandonadas.
Em
tempo: com este post, o blog fecha a série de três matérias sobre este convênio do INCRA e até o
momento ninguém da prefeitura se manifestou sobre o assunto. Abaixo mais fotos.
Depois do Povoado Estrela/ Areia onde deveria ter Aterramento |
Ladeira do Chapada Limpa 1/Risco de Cortar a Qualquer Momento |
Estrada Sem Piçarra / Trecho Considerado Concluído |
Buraco na Cabeceira da Ponte |
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