sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Após Confirmação 5,4 Milhões Extras, Professores Reivindicam Pagamento de Salários Atrasados


 

Após confirmação do depósito de um recurso extra no valor R$ 5.459.766,87 nas contas da educação de Chapadinha, ocorrido ontem, 28 de janeiro, um grupo de professores enviaram uma carta aberta à prefeita Belezinha reivindicando o pagamento integral dos salários dos efetivos da educação que ficaram sem receber no encerramento da gestão anterior no mês de dezembro.

“Nós enquanto Servidores da Ativa e Aposentados da Prefeitura de Chapadinha, estamos vindo por meio deste solicitar que com os Recurso de Complementação da União de FUNDEB referentes ao mês de dezembro/2020 a prefeita Ducilene Pontes efetue os pagamentos atrasados relativos ao mês de dezembro”, diz o documento.

“Não faz sentido usar recursos de Dezembro para pagar Férias e parcela do décimo terceiro enquanto nós servidores estamos com salários atrasados e faz menos sentido ainda a prefeita não pagar visto que o repasse de Complementação da União já está em conta”, prosseguem os educadores.

Ainda na carta os professores repudiaram a atitude do governo Magno e manifestaram apoio a medidas que a prefeita Belezinha venha a adotar contra ele. “A Campanha já acabou, tem recursos para pagar os salários atrasados, estamos pedindo que seja pago o mês trabalhado e o setor jurídico da Prefeitura que notifique os responsáveis pelo não pagamento da folha e não puna os servidores que tanto precisam de seus salários”, finaliza a nota assinada por mais de 40 educadores.

Política x Jurídico

A polêmica sobre a utilização ou não dos 5 milhões e 400 mil para pagar ou não os salários atrasados acabou colocando parte dos servidores contra a diretoria do Sindchap, que na avaliação da dissidência estaria se omitindo das cobranças pelo recebimento do mês de dezembro.

O advogado do Sindicato, André Willame, chegou a gravar um áudio explicando as dificuldades jurídicas de uma ação de cobrança contra a prefeitura neste momento e, mesmo tendo razão nos argumentos, ele foi incompreendido por alguns.

Além da demora em executar e receber o salários, que poderia levar anos, uma demanda judicial fecharia as portas para o diálogo tornando tudo mais lento e difícil.

Só Não Paga se Não Quiser

O caminho agora é político. Sindicato e demais servidores acertam quando deixam claro que Belezinha só não paga se não quiser, já que recebeu 5,4 milhões extra e o valor do débito de dezembro é estimado em cerca de 3 milhões e 500 mil no máximo.

Talvez Belezinha nem perceba, mas tem oportunidade de ouro para pagar dezembro de uma só vez, ganhando reconhecimento e simpatia dos servidores, com bônus da propaganda de estar pagando uma conta "caloteada" pelo seu antecessor e arquirrival Magno Bacelar.

  

Nenhum comentário: