sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Recurso Covid-19: TCE-MA Suspende Contrato Suspeito de 5,7 Milhões da Gestão Belezinha


 

A administração da prefeita Belezinha acaba de sofrer um duro revés no Tribunal de Contas do Maranhão com a suspensão de uma licitação no valor de R$ $ 5.792.000,00 (cinco milhões setecentos e noventa e dois mil reais) de recursos da Covid-19 em um negócio pra lá de suspeito que promete render muito assunto em nível estadual.

A empresa que seria contratada, EMET INSTITUTO EIRELI é de Imperatriz e estaria operando em vários municípios do estado e o objeto da licitação se refere a contratação de serviços para a realização de pesquisa epidemiológica no momento em que a gestão municipal já comemora o fim da pandemia.

Pelo que se apurou até aqui em diversas prefeitura os processos licitatórios seriam idênticos demonstrando fraude e manipulação de concorrência. “Entre as constatações que motivaram as cautelares, estão: os editais de licitação e os termos de referência utilizados por diversos municípios maranhenses, nessas contratações, são nitidamente idênticos; os municípios não informaram com qual intenção a pesquisa será realizada; nenhuma das contratações menciona algum tipo de convênio, ação ou política que justifiquem a realização da pesquisa; entre outras”, diz o TCE-MA.

O TCE-MA aponta como responsáveis no âmbito de Chapadinha a própria prefeita Maria Ducilene Pontes Cordeiro, o secretário de Saúde e Saneamento Richard Wilker Serra Moarais e o pregoeiro Luciano de Souza Gomes. “Pelos fundamentos aqui expostos, manifesto-me pelo conhecimento da Representação e deferimento da medida cautelar, sem prévia oitiva da parte, no sentido de suspender, na fase em que se encontra, a contratação derivada da licitação Pregão Eletrônico nº 019/2021-PMCH, promovido pela Prefeitura Municipal de Chapadinha/MA, por se fazerem presentes os pressupostos da plausibilidade jurídica (fumus boni uris) e do perigo da demora (periculum in mora)”, pontua a decisão da corte de contas.

Outro Lado

A secretaria de comunicação tem adotado método de não comentar ou responder matéria deste blog.

Mais informações nas próximas postagens.


Nenhum comentário: