domingo, 12 de junho de 2022

Justiça Manda Parar Obras de Descaracterização do Abrigo Central


Em decisão liminar proferida na última quinta-feira, 9 de junho, a Justiça de Chapadinha determinou a imediata paralização das obras realizadas no Abrigo Central da Praça Coronel Luís Vieira.

A Ação Popular contra a descaracterização do Abrigo teve como demandante o titular deste Blog e teve como patrono o advogado chapadinhense Aldy Júnior.

Na decisão o juiz Luiz Emílio Braúna Bittencourt Júnior, começou deixando claro que a falta de tombamento não impede que o prédio do Abrigo seja protegido contra intervenções indevidas. “Convém ressaltar as lições doutrinária no sentido de que “o fato de a Administração Pública não adotar a providência de tombamento não impede a obtenção de medida de proteção na esfera jurisdicional. O tombamento não constitui o valor cultural de um bem, mas apenas o declara. A ausência de tombamento não implica, portanto, inexistência de relevância histórica ou cultural”, ponderou o magistrado.

Ação Popular contra Descaracterização do Abrigo 


Na parte final da decisão o juiz determinou que a prefeitura suspensa (ou mande cessar) as obras com potencial de retirar as características originais do prédio histórico, impondo multa diária em caso de descumprimento. “Pelo exposto, defiro a tutela provisória de urgência, determinando a imediata paralisação de quaisquer obras realizadas no Abrigo Central do Município de Chapadinha, que porventura modifiquem sua estrutura arquitetônica e paisagística, sob pena de multa diária de R$ 500,00 (quinhentos reais) até o limite de 30 (trinta) dias, sem prejuízo das demais cominações legais e responsabilidade pelo crime de Desobediência”, finalizou Dr. Luiz Emílio Braúna Bittencourt Júnior, titular da 1ª Vara da Comarca de Chapadinha.  

O empresário Afonso Bar deve ser citado da decisão para, querendo, se manifestar e a Prefeitura de Chapadinha ainda pode recorrer da decisão.

Trecho de Decisão que Mandou Parar a Obra


 


 

Nenhum comentário: