terça-feira, 7 de junho de 2022

Lambança de Tote Cancela Eleição Antecipada na Câmara de Chapadinha

Vereadoras Lara Furtado e Vera Lúcia 

 

Uma série de erros regimentais e uma reação atenta da oposição terminou com o cancelamento da eleição antecipada da mesa diretora da câmara municipal de Chapadinha para o biênio 2023/2024.

Logo no início da sessão a vereadora Vera Lúcia, líder da oposição, questionou o fato de o presidente Tote haver assinado o edital de convocação, o que seria vedado pelo regimento da Casa e pelos princípios constitucionais da moralidade e da impessoalidade.

Ao abrir a sessão, o presidente Tote mandou fazer a leitura da questão de ordem levantada por Vera e a indeferiu de pronto. Após o indeferimento, o vereador Júnior Carneiro, lembrou que o presidente não poderia sequer presidir a sessão por ser candidato à reeleição.

Diante da argumentação Tote chamou a vereadora Missicley Araújo para presidir a sessão, mas foi lembrado – pelo vereador Josenildo Garreto – que pelo regimento a sessão deveria ser presidida pela atual vice-presidente Lara Furtado.

Após breve acirramento de debates a vereadora Nildinha Teles, suspendeu sessão por cinco minutos. Na volta, e na qualidade de primeira secretária, Nildinha reconheceu que a sessão deveria ser presidida por Lara.

Lara constatou o número legal de vereadores, declarou aberta a sessão e determinou nova leitura da questão de ordem de Vera e, de ofício, deferiu o pedido para declarar encerrada a sessão e determinou abertura de nova eleição com observância dos prazos e regras regimentais.

Houve protesto da maioria governista, Tote ainda pediu que a questão fosse levada ao plenário, nas com o regimento debaixo do braço, a oposição (com apenas 5 dos 15 vereadores) barrou a lambança de Tote e impôs derrota humilhante ao governo.

No fechamento desta matéria (17:40) o vídeo da sessão havia sido retirado dos canais da Câmara Municipal e os vereadores governistas permaneciam no Palácio Legislativo analisando a possibilidade de fazer nova sessão sem a presenta dos parlamentares de oposição.      

Nenhum comentário: