quinta-feira, 23 de junho de 2022

Deputada Thaiza Chama Atenção para Falta de Hemonúcleo em Chapadinha


 

A deputada estadual Dra. Thaiza Hortegal (PDT) conclamou através das redes sociais a mobilização de doadores para o banco de sangue no Maranhão. Conforme o Hemomar, a situação está crítica no estado.

 

A médica pediatra aproveitou para relembrar a necessidade de fortalecer o sistema de coleta e distribuição de sangue nas demais regiões do Maranhão. Durante o seu mandato, Dra. Thaiza conseguiu uma centrífuga para o hemonúcleo de Pinheiro (Indicação Nº 727/2019), que garantiu a ampliação do atendimento na região.

 

"Precisamos nos mobilizar, o banco de sangue está em situação crítica e quero convocar nossos doadores em todo o estado, principalmente, em Pinheiro. Lá na Baixada tivemos uma importante conquista nessa área que foi a aquisição de uma centrífuga refrigerada, que otimizou o trabalho no Hemonúcleo de Pinheiro, ampliando o atendimento com a produção de plaquetas, de crioprecipitado e plasma, ou seja, mais três hemocomponentes, que antes era feito por São Luís", disse.

 

A deputada também cobrou o Governo do Maranhão sobre a implantação de um hemonúcleo em Chapadinha, que, atualmente, depende de Caxias para o envio de bolsas de sangue.

 

"Desde 2020 fizemos esse pedido por meio da Indicação Nº 975 e infelizmente não enxergou a importância de um hemonúcleo naquela região. Uma cidade referência em saúde para aquela região não pode ficar dependente da doação de material vindos de cidades vizinhas. Hoje, Chapadinha tem uma agência transfusional dentro do Hospital Regional que não funciona, a não ser o armazenamento. Então, não temos um serviço de coleta e distribuição de sangue, essencial para suprir demandas de urgência, cirurgias e tratamento de doenças crônicas", destacou Dra. Thaiza.

Nenhum comentário: