terça-feira, 30 de maio de 2023

PAA: Quebradeiras de Coco Comemoram Incentivo ao Extrativismo


 

A Associação das Quebradeiras de Coco de Chapadinha, reúne mulheres e seus companheiros, filhas e filhos agroextrativistas, na defesa dos direitos das quebradeiras de coco e o extrativismo do babaçu no assentamento Canto do Ferreira, município de Chapadinha. A organização realizou a sua primeira entrega ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que são repassados aos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) do município, a serem distribuídos na política de combate à fome aos usuários do SUAS. São alimentos produzidos pelas famílias das associadas, livres de veneno, altamente nutritivos e saudáveis.

A retomada do PAA marca a um novo momento na política de incentivo à produção extrativista, agroecológica local e fortalecendo agricultura familiar. O PAA é um programa do governo brasileiro para promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar por meio da compra da sua produção.

Com o novo governo, o ministro do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar), responsável pela pasta, anunciou R$500 milhões para o ano de 2023. No último governo o programa foi substituído de nome e reduzido o orçamento muito aquém da necessidade de compra e consumo dos beneficiários. A Associação irá executar aproximadamente R$95 mil neste ano, repassando ao CRAS.

A presidente Gracilene Almeida e a tesoureira Luciane foram uníssonas na defesa do programa e sua importância para fortalecer a autonomia dos municípios na produção de alimentos e no combate à fome dos mais vulneráveis.

Além de fornecedoras para o PAA, as agroextrativistas participam de outros programas de compra governamental, comercializam na Feira da Agroecológica do município. Tudo isso fruto de muitas parcerias, dedicação, qualificação e auto-organização.

 

Por: Tiago Jansen Magalhães | CB-MA

Nenhum comentário: