quarta-feira, 17 de maio de 2023

Viúva de Paciente Falecido Usado em Fraude Abre Processo contra Prefeitura de Mata Roma




 

Além das investigações cíveis e criminais contra os prefeitos, secretários de saúde e servidores envolvidos, os cofres das prefeituras que teriam se utilizado da fraude do pós-covid começam a sofrer ações de indenização das vítimas do esquema.  

A primeira a pedir indenização foi a aposentada Antônia de Jesus Pereira Amorim Vasconcelos, viúva do lavrador Clovis Vieira de Vasconcelos que apareceu na lista de atendimentos pós-covid mesmo depois de falecido.

Na ação judicial contra Mata Roma família do senhor Clóvis pede indenização de R$ 20 mil por danos morais. “O marido da requerente foi uma pessoa simples, trabalhadora e humilde. Ocorre que, através de investigação do Ministério Público Federal do Maranhão e de reportagem do programa Fantástico, a família (...) descobriu que ele foi uma das pessoas usadas de forma ardilosa para que o Município recebesse de forma fraudulenta verbas da saúde pública”, diz a petição.

Recorte do Protocolo da Ação


“Em 23 de abril de 2023, foi transmitida uma reportagem do programa Fantástico da rede Globo que mostrou como funcionava o esquema do desvio de verba da saúde pública no Maranhão”, prossegue a descrição dos fatos. “O falecido não morreu de covid 19 como consta na lista apresentada na reportagem, e sim de insuficiência cardíaca e bem antes de começarem os tratamentos pós-covid 19 (certidão de óbito anexa)”, descreve a defesa da viúva.

Ainda de acordo com a família do paciente falecido, antes mesmo da divulgação da matéria do Fantástico a memória do senhor Clóvis já vinha sendo desrespeitada. “Uns dias antes do repórter da Globo aparecer na residência da autora, ela recebeu uma visita do oficial de justiça do Ministério Público Estadual para que o de cujus fosse intimado acerca da investigação. Ou seja, (...) honra do marido da autora, foi manchada perante à sociedade em nível regional e nacional, estando o seu nome estampado em todas as matérias e blogs, por conta da ação e omissão do poder público que se utilizou de forma indevida para desviar recurso da saúde do município” finaliza a família.

Como a reportagem do Fantástico deixa claro que os nomes usados em Mata Roma seriam os mesmos de Chapadinha e dos demais municípios, outras ações judicias pedindo indenizações devem pipocar nos próximos dias partindo de outras vítimas contra as demais prefeituras também.     

Nenhum comentário: