sexta-feira, 5 de maio de 2023

Empresa Com Endereço Que Não Existe Ganha Licitação de 6,3 Milhões em Chapadinha



Seguindo o padrão de contratar empresas com endereços precários ou duvidosos, como aconteceu com as empreiteiras Norte Sul e Valter Alves (reveja), a prefeitura de Chapadinha e a prefeita Belezinha se superaram com a MRL Construtora, que apareceu ganhando uma licitação no valor de 6,3 milhões (R$ R$ 6.331.403,61, seis milhões trezentos e trinta e um mil, quatrocentos e três reais e sessenta e um centavos, para ser exato) para a construção de uma escola no Bairro Areal e não funciona no endereço informado à prefeitura de Chapadinha.

Nos documentos da licitação da própria prefeitura, a Empresa MRL declara funcionar na Rua Nove, Número 31, Bairro do Vinhais em São Luís. O blog foi ao local para conferir e não encontrou nenhum número 31 na citada rua. Havia número 3, 9, 17... Mas número 31 não tinha. 



Observamos um prédio de escritórios (foto acima) e imaginamos que talvez fosse no local a sede ou escritório da empresa MRL. Até encontramos o número 31 no edifício, mas era um escritório de advocacia (foto abaixo).



Também pelos documentos, descobrimos o contato do sócio Marcio Roberto Mendes Almeida, responsável pela empresa MRL. Após questionar a não localização do endereço, ele falou que, de fato, não funcionava lá e declarou que estava de mudança para uma sede no Bairro do Cohatrac, também em São Luís. Pedimos o novo endereço que não foi informado, perguntamos se havia possibilidade de mandar uma foto do local, não tivemos resposta.

Indagado de como se daria a operação da empresa em Chapadinha, o empresário passou o contato de um certo Mauro, que seria o encarregado da obra da escola.

Conversamos com Mauro, e depois descobrimos que se tratava de Mauro Rego, que é chapadinhense e muito conhecido na cidade. A ele repetimos as perguntas sobre a operação da empresa. O encarregado indicou o local da obra e falou que a mão de obra era de Chapadinha. Perguntado sobre os equipamentos utilizados e de que forma eram adquiridos o material de construção e demais insumos, a partir daí não mais tivemos resposta.

A prefeitura adota como padrão não responder aos nossos pedidos de posição.

No linguajar dos esquemas políticos/administrativos do Maranhão, a MRL Construções se encaixa como luva no tipo de empresa que chamam de construtora que cabe dentro de uma pasta, empresa sem sede, sem estrutura e que suspostamente participa disponibilizando a razão social e ofertando suas notas fiscais para terceiros que não podem aparecer nas prestações de contas executarem as obras ou serviços e faturarem.

Em Chapadinha essa e outras empresas do mesmo naipe atuam a pleno vapor e a medida que são descobertas, diminuem as desconfianças e aumentam a percepção de tem muita coisa errada acontecendo.        

Documentos da Empresa





 

Nenhum comentário: