Nem bem findava a disputa política deste ano e já começava o burburinho com relação às eleições municipais de 2012.
Com base nos números e lances do pleito deste ano traçamos um perfil de cada possível candidato e analisamos as chances de cada um, sem ponderações quanto a quem seja melhor ou pior para conduzir o destino da cidade mais importante do Baixo Parnaíba.
Chamo atenção que alguns nomes pertencem ao mesmo grupo, mas como se sabe, cada ala política tem sua batalha interna pela indicação e há ainda possibilidade de rachas no calor das disputas intestinas.
Vamos aos nomes.
Izamara Menezes – Filha do ex-prefeito Isaías, ocupou cargos nos governos de Jackson Lago e Roseana e foi candidata a deputado mais votada em Chapadinha. Demonstrou capacidade de obter votos entre os seguidores do pai, articulada e ativa. É hoje favorita na disputa.
Belezinha – Empresária de sucesso impressionante, teve participação ativa nas últimas eleições, chegando a ser acusada de extrapolar os limites legais. Acredita num improvável apoio de Isaías e é cortejada pela terceira via. Se conseguir melhorar discurso e demonstrar sabedoria política – que convenhamos é diferente da empresarial – pode chagar lá.
Danúbia – Filha de tradicional família política, ex-vereadora e ex-secretária e atual prefeita com direito a reeleição. Por motivos justos ou preconceituosos tem hoje avaliação muito ruim. Mas, tem poder nas mãos e fazendo ajustes necessários pode voltar a ser competitiva.
Gomes – Empresário, liderança evangélica e militante político que tem se mostrado corajoso e coerente com uma linha independente entre os grupos de Magno e Isaías é sempre um nome a ser lembrado.
Eric Marinho – Advogado, superintendente jurídico da poderosa Secretaria de Educação do Estado e aliado de Ricardo Murad. Eric tem demonstrado interesse em entrar na disputa, articula-se com o PT, como a Belezinha cultiva esperança de receber apoio de Isaías. Para assumir o papel de líder perdeu oportunidade de apoiar um candidato a deputado, discursar e criticar pessoalmente os adversário Magno e Danúbia. Deixando de fazê-lo, perdeu fôlego. Mas ainda pode reverter o quadro.
Vagner Pessoa – Empresário e ex-deputado por duas vezes, cunhado de Isaías por quem se sente traído e debita sua derrota em 2010, por isso declara que não apóia candidatos ligados ao ex-prefeito Isaías. Teve votação significativa este ano, que pode definir futura eleição. Se não for candidato é nome importante para alianças e articulações.
Magno Bacelar – Médico, ex-prefeito e ex-deputado. Líder, até agora, inconteste de um dos dois maiores grupos locais. Apesar de uma eleição difícil, com campanha pesada de adversários sustentando sua inelegibilidade, erros de gerenciamento da campanha e sua ausência de Chapadinha, obteve, superando todos as expectativas, mais de 9 mil votos no município. Absorve parte do desgaste da administração, mas se fizer prevalecer sua liderança dentro do grupo e seu inato arrojo demonstrado em pelejas até mais difíceis, é outro favorito.
Sempre Lembrados – Incluo entre os possíveis “prefeituráveis” os nomes de Raimundo Marques, Talvane Hortegal e Levi Pontes. Um pela respeitabilidade que supera os limites de Chapadinha ,Raimundo Marques), e os outros dois pela tradição política e seguidas participações não podem ser descartados.
6 comentários:
Caro Alexandre,
Como você diz no inicio, ainda é muito cedo para se colocar como pré-candidato a qualquer cargo para as próximas eleições 2012. Mas como a política é muito dinâmica, e as coisas já estão rolando, quero dizer que, no momento certo eu irei colocar o meu nome no PT como pré-candidato a prefeito.
Com certeza o partido vai discutir se vai lançar candidato a prefeiro ou se vai fazer coligação com outros partidos e apoiar outro candidato.
Prezado Alexandre,
Informo que a Ver. Francisca Aguiar, detentora do 4º mandato eletivo, e sempre entre os 1ºs colocados tem informado aos amigos e correligionários que estará na disputa. Portanto, está justamente aí, a justificativa do seu afastamento do grupo que administra a cidade.
Tanto Herbert Lago quanto a Vereadora Francisca Aguiar são nomes importantes e certamente serão incluídos na próxima enquete.
Quanto sua crítica em relação ao discurso de Ducilene acho quem nem sempre o povo quer ouvir um bom orador.Na eleição municipal o melhor orador era sem dúvida DR.Levi e ficou em terciro.Aqui prevalece dinhiero,grupo polítco e liderança.
Quanto sua crítica em relação ao discurso de Ducilene acho quem nem sempre o povo quer ouvir um bom orador.Na eleição municipal o melhor orador era sem dúvida DR.Levi e ficou em terciro.Aqui prevalece dinhiero,grupo polítco e liderança.
Quanto ao discurso de Ducilene estava falando no sentido de se comunicar com eleitor. Exemplo desse tipo de comunicação temos o Isaías e o Magno que não são grandes tribunos, mas falam o que eleitor quer ouvir. Um bom discurso não basta, evidente. Mas uma fala muito ruim tira chance de ganhar.
Postar um comentário