quarta-feira, 13 de abril de 2011

SAMU Já é Realidade em Municípios Menores Que Chapadinha

Equipe do SAMU de Tuntum em Frente ao Centro de Operações

Atualmente 10 cidades do Maranhão dispõem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192. São Luis e Imperatriz, que são as duas maiores cidades maranhenses foram as pioneiras. 

Outras cidades de médio porte como Caxias, Bacabal, Timon, maiores que Chapadinha, seguiram o exemplo da Capital e da Princesa da Região Sul e trataram de equipar seu sistema de saúde com tais ambulâncias de resgate.

Barra do Corda, Codó e Coroatá são municípios similares ou nosso em população e arrecadação financeira que têm o SAMU já algum tempo. 

Existem, porém, outros dois municípios bem menores que Chapadinha que são: Tuntum e Porto Franco (fotos acima e abaixo) que se prepararam e contam com o suporte na área do atendimento médico. 

A população de Tuntum é de 37.894 habitantes, ocupando a 31ª (trigésima primeira) posição de cidade mais populosa do Maranhão, para se ter idéia, é do tamanho de Araióses. Porto Franco, ainda menor, tem 18.692 habitantes. Porto Franco tem população menor que Urbano Santos e ocupa a 90ª (nonagésima ) posição de cidade mais populosa do Estado.  

Décima Quinta cidade no ranking populacional do Maranhão, com mais de 70 mil habitantes, Chapadinha ainda não tem nem planos para instalação do SAMU 192.  
 

Base do SAMU de Porto Franco

3 comentários:

Ivanildo Lima disse...

Enquanto isso, na pequena cidade de Brogodó... Zzzzzzz

eduardo-ferras disse...

Faça uma defesa, pois segundo o seu blog e do william, anuciaram uma unidade do samur em chapadinha. o que houve? segundo a lingua do povo a prefeita teria perdido o beneficio porque não quis dar a infraestrutura necessaria. e ainda diz que esta triste e feliz com a saude...., A prefeita esta feliz porque sabe que existe o libanês em SP, em quanto pucha sacos morrem e passam mau nos corredores do socorrão. Caro alexandre espero que sua cegueira acabe o mais rapido possivel

Alexandre Pinheiro disse...

Acho que ninguém em sã consciência pode ficar feliz com a saúde de Chapadinha. Nosso blog tem cobrado melhoria e não posso concordar com a cegueira a mim atribuída, a menos que você queira que eu passe a enxergar na critica pela crítica um modo a facilitar a volta ao poder de quem na oportunidade que teve não fez nada. Tão obvia quando a falta de vontade política para trazer o SAMU é a falta de compromisso da oposição com uma tão importante para o povo. Por enquanto estou falando sozinho neste ponto.