terça-feira, 3 de maio de 2011

Vereadores: O Melhor e o Pior Segundo os Grupos Políticos


O primeiro ponto que deve ser destacado é que a intenção de colocar enquetes é a de suscitar temas interessantes a partir da opinião dos leitores do blog. Neste sentido, o ideal seria se cada internauta tivesse a consciência de votar uma única vez, já que não é impossível votar várias vezes pelo mesmo computador.

Ora, se até os computadores do Pentágono são invadidos não seria um instrumento disponibilizado pelo Google para os blogs que seria imune à burla de internautas espertos. E ainda, os militantes ou simpatizantes de determinada agremiação podem fazer campanha de angariar votos para determinado ponto de vista.

Antes, porém, é preciso dizer que não é um processo tão simples votar várias vezes. O que importa mesmo é captar o resultado desta enquete que se encerra como um sinal de que a internet tem sido acompanhada com interesse pelos grupos políticos locais.

Em que pese eu discordar frontalmente do resultado, pois – segundo o que entendo ser papel do vereador: elaborar leis, propor melhorias, ensejar debates de interesse coletivo e fiscalizar o executivo – não escolheria qualquer dos dois como o melhor ou pior da Câmara. Em que pese as deficiências de cada, ambos têm a qualidade não fugir do debate e de expor seus pontos de vista. 

Escolher como pior o único vereador que fiscaliza e combate o grupo dominantes não faz o menor sentido. Talvez a antipatia que ele desperta entre os governistas justifique sua votação. Por outro lado ao que parece o vereador Emerson foi turbinado pela ação dos mesmos governistas. Como parlamentar, não colocaria Emerson Aguiar como o pior e menos ainda (seguindo aqueles mesmo critérios acima) teria razões para alçá-lo à condição de melhor. 

Voltando ao tema da possibilidade de manipulação ou ação em grupo influenciar o resultado; penso que o que vale pra uns vale pros outros. A oposição que já demonstrou ter força popular poderia usar os mesmos artifícios para melhorar o desempenho.  Vamos ver o que acontece na próxima enquete.       

2 comentários:

eduardo-ferras disse...

Alexandre, como o vereador Emerson é o melhor se na lista dos piores ele é o segundo colocado?
Seu criterio tem que ser modificado.....

Alexandre Pinheiro disse...

Também não vejo lógica e comentei neste post que isso é coisa de grupo. O critério neste caso é do internauta que escolheu no efeito manada seguindo orientação das alas políticas.