sábado, 6 de setembro de 2014

IBOPE/Mirante Contraria Demais Pesquisas e Reduz Diferença entre Flávio Dino e Edinho Lobão


Diferente de todos os institutos (Amostragem, Data M, Exata e outros) que colocam vantagem de Flávio Dino em patamares entre 25 a 30 pontos percentuais de vantagem sobre Edinho, o IBOPE contratado pela TV Mirante acaba de reduzir a diferença para 12 pontos: Flávio teria 42% e Edinho 30.

No Maranhão o IBOPE tem tradição de errar e quase sempre o erro acontece em benefício da oligarquia Sarney (veja imagens abaixo). Mesmo assim o clima no Maranhão é tão desfavorável ao grupo Sarney e adverso a mentiras e armações que eles não ousaram colocar Edinho a frente. Mesmo com os suspeitos números do IBOPE/Mirante, Flávio venceria no primeiro turno.

Claro que os apoiadores do filho do ministro Lobão tentarão criar onda de virada. Mas dificilmente vai colar porque o sentimento de mudança tá consolidado e logo a farsa do IBOPE/Mirante será desfeita pela sequencia de pesquisas de variadas empresas.


O certo é que não existe vencedor de véspera, a velha oligarquia não pode ser subestimada e a tentativa de hoje só deve servir para reforçar a necessidade de fiscalizar o pleito, de dobrar o ânimo da luta e a fé na mudança. 


São Luís em 2012: Nas urnas: Edivaldo teve 36%, Castelo 30, 
Elisiane Gama 13 e Washington 4. 


1994: Roseana não venceu no primeiro turno 


2006: Roseana não ganhou no primeiro turno 
e perdeu a eleição para Jackson Lago


Nenhum comentário: